Estado Maior

Maratona 2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Dizem os mais experientes na política que uma eleição é sempre uma maratona, nunca uma corrida de 100 metros livres.
Metaforicamente, querem dizer que não adianta largar bem meses (ou anos antes) de uma eleição, se não houver “fôlego” para a chegada.
No último fim de semana, o ainda jovem deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) conheceu na prática um pouco dessa assertiva.
Mais votado em São Luís na eleição de 2018, ele desponta, ainda hoje, como um nome para a disputa pela Prefeitura em 2020.
Mas, a eleição, lembremos, é só daqui a um ano e meio. Uma maratona.
Duarte largou bem, mas sofreu seu primeiro grande baque nos primeiros 100 metros, com a exoneração da sua indicada Karen Barros da presidência do Procon-MA.
Resta saber como se recuperará de agora em diante. Ou se conseguirá se recuperar.
Porque a corrida é longa. E está apenas começando.

Reação
Além dos reflexos político-eleitorais, há expectativa quanto a outro aspecto da exoneração de Karen Barros da presidência do Procon-MA.
Duarte Júnior é aliado do governo, mas recentemente saiu do plenário para não votar a rejeição da convocação do presidente da Emap pela oposição.
Os próximos posicionamentos dele em plenário serão acompanhados de perto pelo Palácio dos Leões, que pretende saber se ele seguirá fiel à base.

Recuo de Dino
O governador Flávio Dino (PCdoB) recuou da sua intenção pública de ser candidato a presidente em 2022.
Em entrevista ao programa Resenha, da TV Difusora, ele disse no sábado (4) que, quando lançou a candidatura, em fevereiro, fez apenas “uma brincadeira”.
- Eu fiz uma brincadeira num evento partidário, brincando com dieta, perda de peso. E aí, o que aconteceu? Transformaram que o Flávio lançou candidatura a presidente. Não existe isso -, disse.
Mas quase ninguém acreditou.

Fusão
Em convenção estadual do PSDB na Alesp, João Doria afirmou ontem que a conversa sobre a fusão de seu partido com o DEM se iniciará a partir do mês que vem.
- Essa conversa só vai ser iniciada depois da eleição da nova executiva nacional do PSDB. A minha posição pessoal é de que nós temos de ter partidos fortes, diante das novas eleições municipais e também das eleições gerais de 2022 -, destacou.
A informação é de O Antagonista.

Destino
Por falar em partidos, o deputado federal Eduardo Braide não falou mais sobre seu destino partidário.
Ainda no PMN, o pré-candidato a prefeito de São Luís chegou a anunciar que mudaria de sigla até o fim do mês de janeiro.
Já é abril e o parlamentar segue sem dar nenhuma pista de para qual partido rumará na tentativa de eleger-se prefeito.

De novo
O deputado estadual Wellington do Curso confirmou, na manhã de sexta-feira (3), durante convenção estadual do PSDB, que será candidato a prefeito de São Luís em 2020.
Em discurso na reunião, o parlamentar disse que seu compromisso é com o povo da capital.
- As ruas exigem de cada um de nós uma postura ativa, firme e que resolva ou se disponha a resolver os problemas. Isso no Maranhão, de forma geral, e não é diferente em nossos municípios. É necessário que tenhamos união e fortaleçamos o nosso partido -, declarou.

DE OLHO
R$ 10 bilhões

é quanto o Governo do Maranhão diz que foram movimentados em cargas no Porto do Itaqui nos quatro primeiros meses de 2019.

Disputa
Uma guerra velada está sendo travada no PSL de São Luís.
Na capital, o partido do presidente Jair Bolsonaro está dividido sobre os rumos que tomará na eleição de 2020.
O presidente estadual da legenda, vereador Chico Carvalho, quer ter como candidato o juiz federal Roberto Veloso, que deve deixar a magistratura para entrar na política. O vereador Isaías Pereirinha quer filiar Tadeu Palácio.

E MAIS

• O enfraquecimento do deputado Duarte Júnior agrada adversários diretos e do mesmo campo político, como Rubens Júnior (PCdoB) e Neto Evangelista (DEM).

• Se ocorrer, a fusão DEM/PSDB pode enterrar pelo menos a pré-candidatura de Neto Evangelista, do DEM, ou a de Wellington do Curso, do PSDB.

• O governador Flávio Dino garante que, se vier ao Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro, de quem é feroz adversário, será “bem recebido”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.