COLUNA

Antecipação e as eleições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

A aprovação da antecipação da escolha da mesa diretora, ocorrida ontem, na Assembleia Legislativa, deixou o caminho livre para o presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), convocar o pleito, que ocorreria somente em 2020.
Após sessão que confirmou a antecipação, Othelino conversou com jornalistas e confirmou que já na segunda-feira (6), pretende realizar a eleição.
Apesar de parecer algo simples, a eleição para a mesa diretora sendo antecipada é um sinal do movimento do jogo político de 2020 e 2022. E este jogo envolve uma “guerra velada” entre dois membros do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB): senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador, Carlos Brandão (PRB).
Nesse caso, os dois estão de olho nas eleições de 2022, já que Brandão se considera candidato ao governo e Weverton Rocha trabalha diariamente para ser o próximo governador do Maranhão.
Sobre as eleições de 2020, parece ter ganho dividendos políticos com a movimentação o deputado estadual Neto Evangelista (DEM), que foi autor do projeto de resolução que possibilitou a antecipação da escolha da mesa diretora da Casa para o biênio 2021/2022.
Como Evangelista sonha em ser candidato a prefeito de São Luís, pode ter garantido o apoio do senador do PDT nesta caminhada.

De saída
O ex-secretário Fábio Gondim deixou o gabinete do senador Roberto Rocha (PSDB), com quem trabalhava há quatro anos.
Segundo Gondim, a sua missão junto ao tucano já foi cumprida, e agora ele retorna ao Senado, onde é funcionário efetivo.
Fábio Gondim foi secretário de Planejamento e depois de Gestão e Previdência na gestão da ex-governadora Roseana Sarney. Chegou a concorrer ao mandato de deputado federal, mas não teve sucesso.

Visita
A informação de que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), virá ao Maranhão foi dada pelos deputados federais Pastor Gildenemyr (PMN), Edilázio Júnior (PSD) e Aluísio Mendes (Pode) após reunião, em Brasília.
Aproveitando a possibilidade da vinda de Bolsonaro, a Prefeitura de Balsas enviou convite para que o presidente participe de mais uma edição do Agrobalsas.
O fato é que não há uma data definida para esta vinda. Segundo os parlamentares, Bolsonaro disse que pretendia vir no primeiro semestre, ainda. Durante cerimônia no Planalto, o presidente externou o desejo de visitar São Pedro dos Crentes, onde obteve votação expressiva.

Recadastramento
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão vai reunir 26 prefeitos do interior do estado para debater a respeito da biometria, sistema de votação por identificação por meio da impressão digital.
Nestas cidades, em 2019, ocorrerá o recadastramento biométrico obrigatório. A meta do tribunal é conseguir incluir todos os municípios maranhenses na votação com voto biométrico.
Até as eleições de 2018, mais de 50% do eleitorado do estado já está na biometria. No total, 97 municípios já passaram pelo recadastramento.

Ausente
O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, não foi e nem enviou representante para debater, em audiência pública, a cultura em São Luís.
Esta foi a principal reclamação dos membros de movimentos culturais da capital. Para os artistas e integrantes de grupos culturais, o secretário esquivou-se do debate.
Representando a Prefeitura, apareceu somente o secretário de Assuntos Parlamentares, Nonato Chocolate, que pela sua função, nada tem a ver com o tema abordado.

Mudanças
Está prevista para hoje a publicação no Diário Oficial do projeto de resolução aprovado na Câmara Municipal de São Luís que modifica o regimento interno da Casa.
Com isso, a partir da próxima segunda-feira (6), as sessões serão realizadas mais cedo: às 9h. Também mudará a quantidade de comissões permanentes, que eram 19 e agora serão 13.
As mudanças têm o objetivo de simplificar a tramitação de proposições e dinamizar o processo legislativo.

Moção
O vereador Ricardo Diniz (PRTB) apresentou moção de aplausos e congratulações pelo aniversário de 60 anos do jornal O Estado do Maranhão, que ocorreu no último dia 1º de maio.
“Parabéns por mais um ano de participação no nosso dia a dia! Desejamos que este jornal continue levando informações, esclarecendo dúvidas”, disse o parlamentar.
A TV Mirante também receberá moção de aplausos pelo seu aniversário de 32 anos, ocorrido em março. A proposta foi do vereador Marcial Lima (PRTB). Tanto na moção para O Estado quanto para a TV Mirante foram direcionadas congratulações à presidente do Grupo Mirante, Teresa Sarney.

DE OLHO
R$ 4,9 milhões é o valor da folha de pensionistas que receberam do governo estadual, referente a janeiro deste ano.

E MAIS
• O MDB começou a trabalhar para transferir o domicílio eleitoral do ex-deputado federal Victor Mendes (PSD) para São Luís.

• A ideia do partido é trazer Victor Mendes para ser candidato a prefeito de São Luís em 2020.

• O prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Rodrigues, foi às redes sociais agradecer pela notícia de que a cidade vai receber uma agência do Banco do Brasil, conforme anunciou o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.