COLUNA

O empréstimo outra vez

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

O Palácio dos Leões já tem garantido na Assembleia Legislativa número suficiente de parlamentares para aprovar o pedido de empréstimo de R$ 623 milhões que serão usados para pagamento de precatórios vencidos e que os vencerão até 2024. A proposta já tramita a mais de um mês na Casa e teve parecer favorável na comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A intenção dos governistas é colocar a matéria na pauta da sessão de hoje. No entanto, para que isso ocorra é necessário que a Comissão de Orçamento se reúna antes da sessão desta quinta-feira, para apresentação e apreciação de parecer.
Diferente da CCJ, as demais comissões permanentes da Assembleia Legislativa ainda não estão com os dias e horários fixos para realização das reuniões.
Logo, a reunião da Comissão de Orçamento não será qualquer problema para que o pedido de empréstimo seja votado logo hoje.
Somente o quórum (a falta dele, na verdade), na avaliação de deputados da base aliada do Palácio dos Leões, poderia deixar a votação da proposta do governo para segunda-feira (6). Mas os governistas estão certos de que a sessão terá a quantidade necessária para passar com facilidade o pedido.
O que os deputados da base esquecem é que a oposição pode também impedir a votação e deixar a apreciação somente para a próxima semana.

Sem urgência
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Rafael Leitoa (PDT), garantiu à coluna que um pedido de urgência para o pedido de empréstimo está totalmente descartado.
Segundo ele, se não for possível votar a matéria hoje, na sessão da segunda-feira a proposta deve entrar em pauta “com certeza”.
Se o pedido de empréstimo entrar na pauta de hoje, os deputados terão duas matérias polêmicas para votar. Além desta, há a resolução que antecipa a eleição da mesa diretora da Casa.

Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro solicitou – durante evento – que o Banco do Brasil instale uma agência na pequena cidade do Maranhão, São Pedro dos Crentes.
O município foi o único do estado em que Bolsonaro teve votação maior do que seu adversário, Fernando Haddad (PT).
Segundo o presidente, o pedido já foi atendido e os moradores - que são pouco mais de 4,6 mil - de São Pedro dos Crentes terão uma agência bancária.

Reportagem
Em reportagem da Folha de São Paulo, que mostrou o perfil de São Pedro dos Crentes, os comerciantes reclamaram que não havia uma agência bancária e que isso dificultava a economia da cidade.
Além disso, o jornal mostrou que o município é composto, em sua maioria, por evangélicos e que 73% dos eleitores (que são pouco mais de 2 mil) escolheram Bolsonaro para presidente.
A Folha destacou ainda a organização da cidade com “ruas limpas e asfaltadas”.

Convite
O vereador de São Luís, Isaías Pereirinha (PSL), fez um convite de filiação ao ex-prefeito da capital Tadeu Palácio.
A intenção do parlamentar é levar Palácio para o PSL e lá entrar na disputa pela Prefeitura em 2020.
O ex-prefeito parece ter se interessado pelo convite, mas preferiu pensar melhor no assunto para então definir se volta ao cenário político de São Luís.

Competitivo
O PSL, na verdade, busca formar um quadro competitivo para as eleições de 2020. Não somente em São Luís, mas no interior do estado também.
A intenção é deixar o partido no Maranhão com o mesmo tamanho que tem hoje em nível nacional, que ficou com a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados.
Mesmo sem revelar as lideranças políticas que já buscaram espaço para se filiar na legenda, a direção estadual garante que o PSL vem com candidaturas fortes não somente para vereador, mas para prefeito também.

Posição diferente
Apesar de fazer parte da base aliada do governador Flávio Dino (PCdoB), a senadora Eliziane Gama (Cidadania) mostrou, pela primeira vez, ter coragem para discordar das opiniões de quem a lidera.
Nas redes sociais, Gama criticou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, classificando o regime no país de ditatorial.
Já o governador, defende o governo de Maduro e considera que há uma tentativa de golpe para retirar o presidente do comando da Venezuela.

DE OLHO

R$ 321,5 milhões foi o valor já gasto pelo governo estadual para pagamento de encargos especiais que são, em sua maioria, parcelas de empréstimos junto a instituições financeiras.

E MAIS

• O PSB tem buscado se aproximar do PT e PSOL em São Luís para a disputa eleitoral do próximo ano.

• Sobre a antecipação da eleição para mesa diretora da Assembleia Legislativa, a resistência deverá ser somente do deputado Hélio Soares (PP).

• O parlamentar criticou a proposta e disse ter encontrado irregularidade na tramitação da matéria na Casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.