Saúde

Prossegue prevenção e combate à hipertensão

Como reforço da atenção básica em São Luís, acontecerá, até sexta-feira, 26, nas unidades de saúde, diversas atividades com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados para prevenir a hipertensão arterial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Aferição da pressão arterial está sendo feita no Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos, em São Luís
Aferição da pressão arterial está sendo feita no Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos, em São Luís (Divulgação)

SÃO LUÍS - Quem chega nesta semana para qualquer atendimento em unidades municipais de saúde, como o Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos, tem a oportunidade de aferir a pressão logo na entrada. A iniciativa faz parte das atividades da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que foram intensificadas ontem, 24, data escolhida pelo Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos como Dia D da ação.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, disse que a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é mais uma iniciativa de cuidado com a saúde do cidadão ludovicense na área da atenção básica. Segundo ele, a a Prefeitura vem investindo nos serviços públicos de saúde e há um trabalho especial na área da atenção primária. " Ações como essa integram um conjunto de estratégias desenvolvidas para a prevenção de doenças, ampliando os cuidados voltados à saúde da população", ressaltou o secretário.

Até amanhã, 26, Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, outras 53 unidades da rede municipal de saúde estão promovendo rodas de conversa, dinâmicas e outras atividades educativas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Também nas unidades de saúde estão sendo realizados procedimentos para rastreamento de pessoas que, mesmo sem sintomas aparentes, apresentam alterações na pressão arterial.

Crônica e silenciosa

A coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Kardene Rodrigues, explica a proposta das atividades da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. "É importante que as pessoas cultivem o hábito de verificar a pressão, considerando que a hipertensão arterial é uma doença crônica e silenciosa. Com essas ações, conseguimos alcançar as pessoas que possuem a doença, mas que ainda não foram diagnosticadas, além de ampliar o alcance das orientações para a prevenção da doença", disse a coordenadora.

A lavradora Rosenilce Santos, 45 anos, estava passando pelo Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos e resolveu verificar a pressão. "É mais uma oportunidade para a gente cuidar da saúde. Hoje, minha pressão deu normal, mas faço sempre esse acompanhamento, pois às vezes ela dá alterada. A minha preocupação é manter esse cuidado e uma ação como essa ajuda a gente que não tem como estar sempre no posto de saúde", contou.

Também na unidade de saúde que atende não só moradores do Centro e bairros vizinhos, como também pessoas de toda a São Luís, foram realizadas palestras sobre a importância dos hábitos saudáveis para a prevenção da doença. "O nosso foco é especialmente na prevenção e no diagnóstico precoce. Tentamos enfatizar o quanto as atividades físicas e uma boa dieta são importantes para evitar a doença. Essa orientação é rotina na unidade, mas em uma ação como essa conseguimos alcançar e reunir um público maior", disse a palestrante e enfermeira da estratégia de Saúde da Família, Carmen Santos.

Dados do E-SUS apontam que, em 2018, foram atendidos individualmente, nas unidades básicas municipais, 65.171 pessoas com problemas relativos à hipertensão arterial. As estatísticas mostram ainda que, de 1º de janeiro deste ano a 31 de março último, foram feitos 13.612 atendimentos voltados para diagnóstico de hipertensão.

"Esse é um trabalho contínuo, permanente nas unidade de saúde. No Paulo Ramos, faz parte da rotina das nossas equipes de estratégias de Saúde da Família. Mas é através de ações como essa que conseguimos alertar a população e atrair a atenção para a importância dos cuidados", conta a diretora geral do Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos, Ana Emília Castelo Branco.

Tratamento

Caso seja detectada a pressão alta no procedimento de aferição e haja suspeita da doença, é sugerido ao paciente o acompanhamento da pressão por sete dias. No caso de diagnóstico de hipertensão, será aplicado tratamento à base de medicamentos, associado à terapia não medicamentosa (TNM), que envolve medidas nutricionais, prática de atividades físicas, suspensão do uso do fumo e controle do estresse, dentre outras ações que ofereçam ao paciente condições de viver com mais qualidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.