COLUNA

Bolsonaro e o Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Para três deputados federais do Maranhão, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), garantiu que virá ao estado. O presidente pretende visitar a Base de Alcântara e ainda reunir-se com empresários locais.
O que fica em dúvida é a postura que Bolsonaro vai adotar – caso venha ao Maranhão – em relação ao governador Flávio Dino.
As apostas já estão sendo feitas, e a maioria dos apostadores acredita que esse encontro não ocorrerá, mais pela vontade do presidente da República do que o contrário.
Mas, se Bolsonaro pisar novamente em solo maranhense, o gestor poderá acompanhar de perto os problemas enfrentados todos os dias em diversas comunidades do Brasil devido às chuvas.
O Porto do Itaqui também deverá fazer parte dessa visita.
Com “bicudos” de um lado e de outro, realmente fica a dúvida quanto às posturas dos dois líderes do Poder Executivo. O ideal é que o diálogo seja constante e o povo do Maranhão ganhe com uma atitude republicana de seus representantes.

Vinda ao Maranhão
O deputado Pastor Gildenemyr (PMN) disse à coluna que entre as principais razões do presidente da República vir ao Maranhão está conhecer a Base de Alcântara.
Além disso, o presidente deve anunciar programas sociais que atingiram o estado.
Só não ficou claro mesmo é se o presidente chegará a ter qualquer agenda com o governador Flávio Dino (PCdoB).

Faltosos
Os deputados do MDB faltaram à reunião com Bolsonaro. Hildo Rocha estava com agenda em Brasília.
Já o deputado João Marcelo Sousa estava em Bacabal para comemorações do aniversário da cidade, que tiveram início ainda no fim de semana.
Na próxima reunião, os emedebistas prometem presença. Nos bastidores, já existe uma possibilidade de diálogo em nome do Maranhão.

Pesar
O ex-presidente José Sarney (MDB) emitiu nota de pesar pela morte de Bita do Barão, ocorrida ontem.
Ele disse que recebeu com comoção a morte do líder religioso Segundo o ex-presidente, Bita do Barão marcou a vida contemporânea do Maranhão com sua personalidade, que atraiu multidão que comunga de sua religião.
“Ele era uma referência de Codó, do estado e do Brasil nas religiões de origem africana. Empenho minha solidariedade aos familiares e aos seguidores desta grande liderança espiritual”, disse.

Homenagem
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) declarou que Bita do Barão será sempre para o Maranhão e para o mundo uma referência de preservação do culto e religião de matrizes africanas.
“Externo o meu pesar aos familiares, amigos e seguidores do Babalorixá. Que Deus o tenha”, disse.
Bita do Barão morreu ontem, após passar 10 dias internado em hospital em Teresina, Piauí. Do tempo de internação, quatro dias foram na UTI da unidade de saúde.

Farpas
Ficaram constrangedora as “farpas” soltadas pelo prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, desde a noite de quinta-feira.
O gestor pediu ajuda ao governo estadual para recuperar ruas na cidade. No entanto, acabou sendo criticado nas redes sociais pela posição assumida, sobretudo de aliados políticos do Palácio dos Leões.
Assis Ramos desconsiderou um dos membros mais influentes do governo Dino, Márcio Jerry, e disse que a população da cidade é mais importante.

Mudança
Chama atenção a mudança de postura do governador Flávio Dino em relação aos membros do governo de Jair Bolsonaro.
Encarando o papel de gestor, Dino se reuniu com o vice-presidente e ainda dois ministros do governo federal.
Desta forma, o governador tenta trazer ações do governo Jair Bolsonaro (um adversário do comunista) para beneficiar os maranhenses.

DE OLHO

é o valor em impostos arrecadados pela gestão estadual somente nos primeiros 10 dias de abril deste ano.

E MAIS

• Não ficaram claros os resultados sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Maranhão.

• O governo estadual até comemorou os números. No entanto, as “vitórias” foram somente na área da Educação.

• Na prática, o estado amarga o penúltimo lugar em IDH no ranking nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.