Geral | Consumo

Segundo pesquisa, 72% dos consumidores devem ir às compras na Páscoa

Os produtos mais procurados da época são, sem dúvida, os ovos de chocolate, e a maioria dos consumidores vai manter a tradição de comprar o produto
Estadão Conteúdo18/04/2019 às 16h32
Segundo pesquisa, 72% dos consumidores devem ir às compras na PáscoaProduto mais procurado será o ovo de Páscoa, segundo a pesquisa. (Agência Brasil)

SÃO PAULO - A páscoa já é uma das datas que movimenta o comércio todos os anos, e os brasileiros vão contribuir para essa constante no segundo trimestre de 2019. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC Brasil) realizaram pesquisas por todas as capitais do país, as quais apontam que sete a cada dez brasileiros pretendem fazer compras nesse período. Isso corresponde a 72% dos consumidores; 35% relataram que pretendem gastar o mesmo valor que do ano passado, 32% vão gastar mais e 25% das pessoas pretendem gastar menos que em 2018.

Os produtos mais procurados da época são, sem dúvida, os ovos de chocolate, e a maioria dos consumidores vai manter a tradição de comprar o produto. Os critérios de decisão levados em conta pelos consumidores são o preço (51%), qualidade do produto (48%), descontos e promoções (42%), e a diversidade dos produtos (29%). Entre os empreendimentos com maior volume de procura estão os supermercados (62%), grandes varejos (45%) e as lojas especializadas em chocolates (40%).

Algumas atividades, como amigo secreto, vão estimular a compra de alguns, mas a grande parte da população relatou que pretende fazer pesquisas antes de comprar, e disseram que os preços subiram em comparação ao ano anterior.

Estimativas do comércio para a Páscoa 2019

Conforme pesquisa, 43% dos consumidores irão comprar a mesma quantidade de produtos que adquiram em 2018, a estimativa é que a média por pessoa seja de 6 produtos. Os presentes, na maioria das vezes, são para os filhos, mães, sobrinhos, cônjuges ou para presente próprio

A estimativa para esse ano é que cerca de 113 milhões de brasileiros comprem presentes e chocolates no período da páscoa. Algo observado durante a pesquisa é referente ao comportamento dos brasileiros, revelando que, mesmo em meio a uma crise financeira, eles preferem manter hábitos de consumo.

O presidente do SPC Brasil afirmou que, mesmo a economia brasileira não estando em seu melhor momento, ainda se recuperando lentamente, as vendas nesta Páscoa podem levantar o varejo, sendo uma oportunidade para que o setor invista em formas de atrair o consumidor, estando atento aos que ainda estão indecisos e nos que pretendem comprar mais.

A pesquisa também procurou saber dos consumidores sobre as formas de pagamento adotadas para esta Páscoa. A maior parte disse que fará o pagamento à vista, com dinheiro ou débito, totalizando 78%. Outra parcela de 43% vai optar em parcelar, sendo 20% em parcela única e 23% em mais de duas parcelas.

As compras da páscoa pretendem ser efetuadas uma semana antes (49%), enquanto 36% já terão comprado os produtos até a segunda semana de abril. Por ser uma data de celebração e uma tradição para muitas famílias, 51% da população vai passar o domingo (21) em casa.

Essa data comemorativa não deixa de ser algo para impulsionar as vendas dos e-commerces, por isso o investimento em SEO é uma estratégia para somar. Contar com um serviço de SEO profissional vai alavancar os sites nesse período e em outras festividades por vir. A páscoa é um dos eventos comerciais que vem deixando o comércio agitado durante o ano.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte