Páscoa em desgustação

Páscoa com criatividade em meio à pandemia

Vendas online, contratação de entregadores e regras rígidas de higiene na produção, são algumas maneiras que os microempreendedores encontraram para se manter no mercado com a crise sanitária e fazer a alegria de seus clientes

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Degustare Brigaderia
Degustare Brigaderia
Isabela Fiquene
Isabela Fiquene

São Luís - Microempreendedores e confeiteiros maranhenses entram em ação para não deixar passar em branco mais uma Páscoa em plena pandemia do novo coronavírus. Versões reduzidas de ovos, contratação de entregadores e regras rígidas de higiene durante a produção são algumas das estratégias usadas por eles para manter as vendas em alta.

“A Páscoa é sempre a época que vendemos mais, pois as pessoas esperam o ano todo somente para comer chocolate. E já temos muitas encomendas, com alguns produtos já esgotados, apesar da pandemia”, conta Isabela Fiquene, proprietária da Degustare Brigaderia (@degustarebrigaderia).

Segundo a empresária, na Páscoa do ano passado, quase que ela e sua equipe não trabalhavam, mas no final, deu tudo certo. “Levantei minha cabeça, entrei na minha cozinha e falei: vai ter Páscoa, sim! Nem que eu venha sozinha. No entanto, minhas funcionárias abraçaram a ideia e, graças a Deus, já havia comprado todas as embalagens e não poderia ter mais esse prejuízo. Recebíamos mais de 600 mensagens diárias. Só tenho a agradecer a Deus e espero que este ano tenha a mesma sorte. Estamos seguindo todos os protocolos sanitários para preservar nossa equipe e nossos clientes”, diz.

Isabela Fiquene ressalta que vende bastante pelas redes sociais, mas todos os pedidos são feitos via WhatsApp (98 - 98433-8998). A Degustare Brigaderia oferece brigadeiros gourmet, doces finos e chocolates. “Nós temos duas linhas para presentes e, também, trabalhamos com alguns tipos de bolo, com os amanteigados (vulcão), o naked e, em épocas sazonais, com produtos especiais para esses dias”, informa.

O diferencial da Degustare Brigaderia é a matéria-prima, como o chocolate belga, o leite moça e os granulados importados, com o adicional de diferentes embalagens. “O segredo é amar o que se faz. Sempre busco o melhor para os meus doces e estou sempre fazendo cursos fora do Maranhão e criando novos sabores e modelos”, afirma Isabela Fiquene.

[e-s001]

[e-s001]

Otimismo
Cecília Scarlatelli e Evellyn Almeida, sócias-proprietárias da MaluBel Doces e Canapés (@malubeldc / WhatsApp: 98 - 987383774), também estão em ritmo intenso de trabalho. “Estamos muito otimistas para as vendas da Páscoa, pois tentamos nos adequar, ao máximo, ao momento que estamos vivendo. Sendo assim, trouxemos produtos aliando qualidade a preços acessíveis, além de opções de lembrancinhas”, conta Cecília Scartelli.

A empresa já tem lista de encomendas. Os produtos de Páscoa começaram a sair esta semana. “Como vivemos um isolamento social, muita gente já antecipou, a fim de conseguir presentear todos que amam. Além de que temos uma opção de mini ovinhos. Logo, alguns clientes compram de diversos sabores para experimentar e decidir qual opção de ovo de Páscoa comprar dentro das opções oferecidas”, explica Evellyn Almeida.

A MaluBel trabalha com chocolate nobre e belga, além de opções para o público com restrição alimentar, como intolerância à lactose. “Apostamos nessas opções de chocolate porque o sabor e a qualidade deles são diferenciados, e permitem ao cliente uma experiência inesquecível. Desenvolvemos, também, recheios para o público que gosta de produtos não muito doces”, acrescenta.

Evellyn Almeida diz que o momento é de desafios. “Vivemos um período de grande instabilidade em diversos aspectos, preços elevados dos produtos, restrições e, concomitantemente, um segundo desafio, pois nosso ateliê funciona na nossa casa e nossa avó, de 88 anos, mora conosco. Logo, redobramos todos os cuidados. A maioria dos produtos é comprada pela internet. Em contrapartida, está sendo um período de muito aprendizado, pois precisamos estudar e planejar muito para fazer tudo isso acontecer e oferecer inovações para os clientes”, frisa.

Ovo da MaluBel Doces e Canapés
Ovo da MaluBel Doces e Canapés
Cecília Scarlatelli e Evellyn Almeida
Cecília Scarlatelli e Evellyn Almeida

Cuidado redobrado
A empresária Thais Bezerra, da Thais Cake Design (@thaiscakedesign / WhatsApp: 982037070), por sua vez, está apostando nos ovos Milk e Pudim, ambos disponíveis nas versões de 250g, 350g e 500g. Ela também se adequou ao momento pandêmico, tendo o cuidado redobrado com a higiene e seguindo os protocolos sanitários.

“Tudo isso para continuar trabalhando e oferecendo nossos produtos, que são diferenciados. Os ovos do tipo Milk, por exemplo, têm uma estética similar a um copo de milkshake, mas sua parte interna traz uma explosão de texturas e sabores. Já o ovo de pudim é uma combinação que deu certo e está disponível na versão de chocolate branco e chocolate meio amargo, recheado com bastante pudim de leite”, detalha a empresária.

Thaís Bezerra explica que os recheios são totalmente artesanais. “Dessa forma, é de grande valia que o cliente mantenha todos os seus produtos refrigerados antes do consumo”, aconselha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.