Levantamento

Bolsonaro cumpriu 20% de suas promessas em 100 dias

Levantamento mostra que Bolsonaro teve mais eficiência que seus antecessores

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Fonte: G1
Fonte: G1

O comparativo entre as promessas de campanha e os 100 primeiros dias de Jair Bolsonaro revela que o presidente já cumpriu 1/5 dos seus compromissos. Ao longo de 2018 foram apresentadas 58 propostas. Nos três primeiros meses de 2019 já foram cumpridas 12. Outras quatro foram parcialmente atendidos e 40 ainda não foram cumpridos. O levantamento foi realizado pelo G1.

Foram consideradas promessas feitas durante discursos, entrevistas e plano de governo. Das 12 promessas cumpridas, quatro são compromissos econômicos assumidos por Bolsonaro.

Bolsonaro não aumentou impostos e também não cogitou a recriação da CPMF. A redução das alíquotas de importação e barreiras não tarifárias foi feita para maquinários e equipamentos industriais e para insumos do setor químico nos primeiros 100 dias do governo. Além disso, entrou em vigor em março o acordo de livre comércio de automóveis e veículos comerciais leves entre Brasil e México. O compromisso de fazer com que os preços praticados pela Petrobras sigam os mercados internacionais também foi cumprida.

Fonte: G1
Fonte: G1

Há ainda promessas cumpridas que são de cunho administrativo, como o fim do Ministério das Cidades, que foi absorvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional; a criação do superministério da Economia e a alteração da estrutura federal agropecuária, que envolveu a absorção de estruturas que antes estavam nas pastas do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e da Casa Civil pelo Ministério da Agricultura , por exemplo.

Outra promessa que envolve a máquina pública é a da diminuição do número de servidores comissionados. O decreto nº 9.725/2019, publicado no dia 13 de março, estabeleceu o corte de 21 mil cargos, funções e gratificações do Executivo. De forma imediata, foram extintos 159 cargos, além de 4.941 funções e 1.487 gratificações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.