Editorial

Sobre educação e bom senso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Dizer que um dos grandes problemas de São Luís é a falta de educação, não é exagero. Choveu! E choveu muito. Choveu tanto que muros caíram, galerias entupiram, condomínios alagaram, vias inteiras ficaram submersas. E já era de se esperar. Sim, não foi grande novidade o caos que virou a pobre ilha rebelde neste fim de semana. E qual é o grande vilão do acúmulo de água? O lixo, sempre ele.

É fato que este não é o único problema a causar alagamentos na capital, mas o lixo ainda é um grande entrave, pois é uma questão de falta de conscientização e bom senso do ser humano.

Lixo que é descartado de maneira irregular, que poderia ter sido levado aos ecopontos espalhados pela cidade, mas é jogado de forma irresponsável em qualquer lugar, formando lixões. Lixo que é arrastado pela chuva para os bueiros e galerias e lá se acumula, impedindo a passagem da água da chuva, que acaba se acumulando, causando os cada vez mais recorrentes alagamentos.

A força tarefa realizada pelo Comitê de Gestor da Limpeza Urbana tem atuado intensamente nos últimos dias. Na segunda-feira, as esquipes estiveram na orla, onde recolheram muitas garrafas pet e demais lixo plástico, além de entulhos variados, que escoaram com a água da chuva. Em outros pontos da cidade, as equipes também atuaram, recolhendo os chamados resíduos volumosos, que nada mais são do que sofás, camas, colchões, televisores, armários velhos e descartados erroneamente.

Durante a semana que passou a Operação Bota Fora esteve em vários bairros da cidade fazendo esse tipo de trabalho. Os resíduos volumosos podem ser encaminhados pelo proprietário diretamente aos ecopontos, mas isso raramente acontece. A população ainda tem a falsa ideia de que o poder público é quem tem de fazer este recolhimento, quando a responsabilidade é do próprio cidadão, uma vez que o objeto que não está mais em uso é seu. Este ano, mais de mil toneladas de resíduos volumosos já foram recolhidas nos 11 bairros que já receberam a ação.

Em São Luís, os resíduos volumosos devem ser entregues de forma voluntária em um dos 11 ecopontos, que ficam localizados nos bairros Parque Amazonas, Bequimão, Habitacional Turu, Angelim, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Cidade Operária, São Francisco, Anil e São Raimundo, funcionando de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Em postagem nas redes sociais, no último dia 19, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza, Carolina Estrela, mostrou a quantidade de lixo retirado de apenas um bueiro no Centro Histórico de São Luís. Eram garrafas pet, embalagens, latinhas, sacolas plásticas e outros resíduos sólidos que, provavelmente haviam sido descartados na rua e foram levados ao bueiro pelas águas das chuvas ou pelo vento.

O poder público está cumprindo seu dever de fazer a manutenção, a limpeza e a conscientização da população, mas somente com a ajuda de toda a comunidade, os resultados efetivos desse trabalho poderão acontecer.

Se a população quer uma cidade limpa e sem alagamentos, é necessário que tenha consciência e jogue o lixo na lixeira, que descarte seus resíduos volumosos nos ecopontos e o lixo doméstico seja deixado na frente da casa, apenas nos dias de coleta, em vez de levá-lo para lixões. Cada pessoa consciente do seu dever, deve estimular vizinhos e amigos a tomarem a mesma atitude. Educação e bom senso são indispensáveis para manter a cidade limpa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.