Na Holanda

Preso suspeito de ataque que deixa 3 mortos e 5 feridos

Polícia holandesa prendeu homem turco suspeito de envolvimento no ataque. Razão do ataque permanece desconhecida, mas autoridades não descartam motivações terroristas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Polícia divulgou foto de turco Gökman Tanis, suspeito de envolvimento com tiroteio na Holanda
Polícia divulgou foto de turco Gökman Tanis, suspeito de envolvimento com tiroteio na Holanda (AFP)

HOLANDA - Um homem efetuou disparos dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, na manhã de ontem (18). Três pessoas morreram. À tarde, a polícia prendeu o principal suspeito de envolvimento no crime: o turco Gökmen Tanis, de 37 anos. As motivações do ataque ainda são desconhecidas.

Os tiros começaram por volta das 10h45 (6h45, em Brasília), na Praça 24 de Outubro, no centro de Utrecht. No local, há uma parada de bondes. Cinco ficaram feridas – três delas em estado grave, segundo o prefeito da cidade, Jan van Zanen.

Tanis foi preso em uma série de operações da polícia local em residências e prédios de Utrecht. Ele parece em uma imagem, aparentemente capturada por uma câmera de segurança de um bonde, vestindo casaco azul. O vídeo foi gravado às 10h41, ou seja, quatro minutos antes do relato dos tiros.

Segundo o procurador Rutger Jeuken, Tanis já foi preso anteriormente – as autoridades não revelaram por qual motivo. O coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo da Holanda, Pieter-Jaap Aalbersberg, afirmou que "não se pode descartar a motivação terrorista".

De acordo com a agência holandesa NOS, pessoas conhecidas de Tanis disseram que ele tinha problemas psicológicos e um "problema familiar".

No início, tanto a polícia holandesa quanto o prefeito haviam informado que nove pessoas ficaram feridas, mas a polícia corrigiu o balanço.

Alerta máximo

Após o tiroteio, a praça 24 de Outubro foi fechada e ambulâncias foram até o local. Três helicópteros foram acionados para dar socorro às vítimas

As autoridades elevaram o alerta para ataques terroristas para o nível máximo (5) na província de Utrecht – número que foi baixado logo depois da prisão de Tanis.

As escolas foram orientadas a fechar suas portas, e a polícia aumentou a segurança nas infraestruturas vitais. As mesquitas foram esvaziadas. Há, ainda, policiais em alerta em Amsterdã e Roterdã. A segurança nos aeroportos foi reforçada.

O premiê holandês, Mark Rutte, disse estar preocupado e acionou o comitê de combate ao terrorismo após o incidente.

A cidade de Utrecht tem mais de 300 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.