COLUNA

Maranhão em Brasília

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

A disputa – nada aberta – pela coordenação da bancada no Maranhão no Congresso Nacional começou ontem em reunião entre os 18 deputados federais e mais os três senadores do estado. Pela promessa do Governo Federal, o posto vale mais que comandar as ações da bancada por dois: os cargos federais estão em jogo também.
Estão concorrendo três deputados: Juscelino Filho (DEM), Gil Cutrim (PDT) e Cléber Verde (PRB). E o que chama a atenção nos três nomes é que todos são da base do governo de Flávio Dino (PCdoB), que tenta passar a imagem de árduo adversário do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).
Fica a questão: como três aliados de um comunista poderiam tentar disputar uma coordenação se estão em jogo os cargos federais de um governo adversário ao de Dino?
Dos postulantes, dois fazem o jogo duplo no seu mandato. Tanto Juscelino Filho quanto Cléber Verde são árduos defensores de Bolsonaro em Brasília, mas jogam no time de Flávio Dino no Maranhão, em um jogo claro de incoerência política tanto dos parlamentares quanto do próprio governador.
Gil Cutrim até poderia querer o jogo duplo, mas, diante da posição de seu partido, o PDT, não tem condições de seguir um caminho favorável do governo federal de forma aberta, pelo menos.
O fato é que, dos três, talvez Juscelino tenha maior vantagem por ter o governador ao seu lado (e isso significa votos fiéis de Márcio Jerry e Bira do Pindaré, por exemplo) e até de nomes da oposição ao comunista como Edilázio Júnior (PSD) e João Marcelo (MDB).
Cléber Verde deverá ser o que terá mais dificuldades. Basta relembrar sua derrota para Luana Costa, que, mesmo sendo ela, na época, oposição a Dino, levou a melhor em cima do candidato comunista, que sofria com alta rejeição da bancada da legislatura passada.

Derrota à vista
Cléber Verde quer garantir a legitimidade para abocanhar cargos federais no Maranhão. Ele, que é um aliado do governo de Bolsonaro, trabalha duro para conseguir os votos dos colegas.
O problema é que Verde não tem apoio de seus aliados maranhenses governistas e enfrenta resistência dos membros da oposição.
O resultado deverá ser mais uma derrota de Cléber Verde para coordenar a bancada maranhense no Congresso Nacional.

Confirmado
O prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, vai mesmo renunciar ao mandato nos próximos dias.
A previsão é de que na sexta-feira, 15, Luís Fernando assuma o cargo de secretário de Programas Estratégicos.
Com isto, o futuro ex-prefeito de São José de Ribamar deve entrar no jogo eleitoral de 2022.

Cobrança
As entidades ligadas à Cultura em São Luís estão intensificando as cobranças para que sejam fiscalizadas e investigadas as ações do secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
Eles se queixam que Botão direciona benefícios a um pequeno grupo de representantes culturais.
Além disso, os queixosos alegam que o secretário não tem honrado compromisso com as manifestações culturais contratadas pela Prefeitura. Resta saber como se posicionará o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT).

Sem ação
Pelo menos no caso da Infraestrutura, o prefeito nada diz sobre a chuva de críticas que recai sobre o secretário Antônio Araújo.
A cidade está cheia de buracos e não se fala em ações para solucionar a situação. A culpa é sempre de “São Pedro e das chuvas”.
E há sempre o velho discurso pronto de que “o período chuvoso inviabiliza obras”. A verdade é que não existe um bairro sequer na cidade sem ruas esburacadas. Fato.

Críticas comunistas
Em pronunciamento na tribuna na manhã de ontem, o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) criticou o aumento do valor do litro dos combustíveis no Estado.
Segundo o parlamentar, a elevação foi superior ao aumento da alíquota do ICMS incidente sobre o produto. “Nós vamos investigar essa situação”, disse Duarte.
O deputado também deveria se debruçar em fiscalizar o que será feito pelo Governo com a arrecadação do imposto majorado na alíquota do combustível.

Apoio
O vereador e líder do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) na Câmara de São Luís, Pavão Filho (PDT), voltou a defender o nome do presidente da Casa, Osmar Filho, como candidato do PDT à prefeitura da capital maranhense, em 2020.
Em praticamente todas as entrevistas que tem concedido, Pavão tem deixado claro o seu posicionamento.
De acordo com ele, Osmar figura, hoje, como o principal nome da legenda para participar da disputa.

DE OLHO

28 anos seria a pena máxima para os cidadãos que desviassem dinheiro de programas sociais como o Bolsa Família. Esta é a proposta do senador Roberto Rocha.

E MAIS
• O deputado estadual Adriano Sarney (PV) participou da reunião conjunta das comissões de Obras e Meio Ambiente, ontem, na Assembleia Legislativa.

• Na pauta, avaliação das barragens nas bacias hidrográficas do Estado, especialmente a Barragem do Rio Flores e os riscos de um eventual acidente, que pode atingir milhares de pessoas da região da Bacia do Mearim.

• No total, são 11 barragens no Maranhão e a preocupação maior é com a falta de manutenção das obras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.