COLUNA

Qual reforma mesmo?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Em 10 de dezembro de 2018, o site do governo estadual publicou em sua agência de notícias release com informações de que, desde novembro do mesmo ano, estava sendo revitalizado o Complexo Canhoteiro, formado pelo Estádio Castelão, o Ginásio Castelinho e ainda as pistas de corrida e também a área da piscina.
Segundo informações do próprio governo, as modificações previstas nas tais obras incluíam “a construção de arquibancada nas quadras em torno do Castelão, construção de duas quadras poliesportivas e das escadas de acesso às quadras. Serão realizadas adequações e revitalizações nas áreas já construídas no complexo, reforma da quadra de beach soccer e da quadra poliesportiva”.
Pouco meses depois, a queda de parte do teto do Castelinho revelou que não houve qualquer tipo de obra no local. O próprio atual secretário de Esportes, Rogério Cafeteira, confirmou, em entrevista ao Jornal da Mira, da Mirante FM, que determinou um levantamento para saber das obras que serão necessárias e não confirmou qualquer tipo de serviços no local.
Esse episódio, envolvendo uma área que pouco chama atenção na sociedade - e não deveria ser assim -, demonstra que o governo Flávio Dino (PCdoB) trabalha mais com peças publicitárias e até com informações inverídicas em site oficial do que em prol da sociedade verdadeiramente.

Só papo
E como bom garoto-propaganda de seu governo e, principalmente, de si mesmo, o governador Flávio Dino correu para as redes sociais para dizer que a obra no Castelinho começaria ontem mesmo.
O gestor parece ter esquecido de que uma obra como esta - mesmo com o telhado desabado - não pode ser iniciada do dia para a noite.
Não cabe na legislação que prevê emergência, logo, pular os trâmites completos de um processo de licitação é injustificado.

Julgamento
A partir da próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retomará os julgamentos na Corte.
A previsão é de que na pauta da próxima terça-feira, 12, estejam as prestações de contas dos candidatos não eleitos nas eleições de 2018.
Fica a questão sobre o que o setor técnico do TRE encontrou nestas prestações de contas. Dois casos suspeitos foram identificados: um envolvendo o PRB, de Cléber Verde, e outro, o PROS, de Gastão Vieira.

Bancada do MA
A bancada maranhense no Congresso Nacional vai se reunir na próxima semana para definir o coordenador de bancada que reúne deputados federais e os três senadores.
Na disputa real estão dois aliados de Flávio Dino: Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (PDT), tendo a vantagem o primeiro, por contar com o apoio direto do governador.
Por enquanto, nomes da oposição ao comunista não foram cogitados para tentar coordenar a bancada.

Cargos federais
Os membros da bancada do Maranhão no Congresso também já se articulam para os cargos federais. Os nomes mais chegados ao governo de Jair Bolsonaro estão tentando conseguir espaços.
Estão fora de ter algum dos cargos os deputados do PCdoB, PDT e PSB, que devido à postura nacional, não conseguem fazer jogo duplo.
Nesta jogada dupla - são Flávio Dino no Maranhão e votam com o Bolsonaro em Brasília -, estão Pedro Lucas (PDT), Juscelino Filho (DEM), André Fufuca (PP) e Cléber Verde (PRB).

Exoneração
E sobre os cargos federais, André Campos (MDB) deixou de ser o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Maranhão.
Ele havia assumido o cargo no estado quando o presidente Michel Temer (MDB) assumiu o mandato logo após o impeachment da petista Dilma Rousseff.
A previsão é de que os demais cargos que ainda estão ocupados por políticos não alinhados ao governo federal deixem o comando até a segunda quinzena deste mês.

Pressão
Passado o período de Carnaval, as pressões deverão aumentar contra o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) na área da Cultura.
Antes mesmo dos festejos de Momo, vários representantes de entidades ligadas à Cultura reclamavam da postura e da gestão do secretário da área, Marlon Botão.
Entre as queixas, está a questão da isonomia na escolha e no pagamento de brincadeiras por parte da Secretaria de Cultura de São Luís.

DE OLHO

R$ 15 milhões é o valor previsto para a reforma completa da piscina do complexo do Castelão. A informação foi dada pelo secretário estadual de Esportes, Rogério Cafeteira.

E MAIS

• O senador Roberto Rocha (PSDB) estará em Washington, nos EUA, para palestrar sobre a Base de Alcântara e também sobre o projeto de Zona de Exportação do Maranhão (Zema).

• A palestra do tucano ocorrerá em parceria com o senador norte-americano Marco Rubio, no dia 18 de março.

• Além dos Estados unidos, Roberto Rocha vai levar proposta de uma Zema para China, Hong Kong (abril) e Cingapura e Tailândia (maio).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.