Data

Programação variada será realizada em celebração ao Dia da Mulher

A data é marcada por reflexões a respeito das conquistas e lutas; no roteiro, estão atividades no São Luís Shopping, na Escola Superior da Magistratura e na DPE/MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Dia Internacional da Mulher será celebrado com diversas ações em São Luís
Dia Internacional da Mulher será celebrado com diversas ações em São Luís (Dia da Mulher)

SÃO LUÍS - O Dia Internacional da Mulher será marcado por celebrações e reflexões. Em alusão à data, diversas empresas, instituições e entidades vão realizar eventos, incluindo workshops, palestras e muita arte, objetivando fomentar a ideia de igualdade de gêneros.

O São Luís Shopping realiza hoje (8), amanhã e domingo atividades em comemoração à data. Na praça de eventos, o shopping disponibilizará vários serviços gratuitos de beleza, como corte de cabelo, maquiagem, esmaltação, finalização de cabelos cacheados, penteados, revitalização das mãos, higienização da pele e aplicação de máscaras faciais.

Além disso, haverá workshops referente a assuntos de beleza, como pele com efeito glow e efeitos de iluminação, como fazer penteados em casa, restauração capilar, técnicas de finalização, entre outras.

Outra iniciativa do shopping é a apresentação de bandas com cantoras, para dar um charme todo especial ao dia. Entre as artistas confirmadas, estão Gabriella Marques e Musique, Adriana Bosaipo, Sara Meireles, Ana Neri e Tassia Campos.

Esmam
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) promove hoje (8), um happy hour interativo com o título “Diálogo entre a Psicanálise e o Direito”. A psicanalista e escritora carioca Elisabeth Bittencourt é a convidada do evento. A programação, aberta ao público, terá início às 17h, no salão de eventos da Associação dos Magistrados (Amma).

Na palestra, a analista membro da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro e do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reflete sobre a lei, o direito e a justiça, apontando possíveis conexões dessas áreas com as explicações trazidas pela escola psicanalítica. O debate será mediado pelo professor, mestre em Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Agostinho Ramalho Marques Neto.

Elisabeth Bittencourt realizará a exposição com fragmentos do seu livro, “Rumores Internos”, composto a partir das impressões da autora a respeito das conexões entre mal-estar, psicanálise e direito, presentes nas obras de Hanna Arendt, Berna Reale, Burguess, Althusse, Shakespeare e Coetzee.

“São escritos que se materializam servindo de borda para algumas temáticas que tem como mote o mal-estar, o direito e a psicanálise. O mal-estar do amor e suas possibilidades inauguram essa sequência, seguido do mais além do mal-estar, que decanta o mal-estar advindo de uma indignação com a política e com a civilização”, adianta a escritora.

No mesmo espaço, o artista plástico maranhense Cláudio Costa traduz sua experiência com a psicanálise na exposição “Nódoa”, que tem o tingimento como técnica predominante. “Nos labirintos de tecidos tingidos com pigmentos naturais colhidos em várias regiões do Maranhão, retratam-se os labirintos e marcas da trajetória de um indivíduo”, contou o artista para O Estado.

Defensoria
Com o tema “Nem calada, nem morta: um grito contra a violência”, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) realiza hoje (8) e no sábado (9) diversas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Os eventos ocorrem hoje, no prédio da DPE, na Rua da Estrela, Praia Grande; e no dia 9, no Hospital da Mulher, localizado na Av. dos Portugueses, Anjo da Guarda.

Serão realizadas palestras sobre educação em direitos, diálogos sobre histórico e a importância do Núcleo de Defesa da Mulher e População LGBT para a sociedade, discussão sobre a saúde da mulher, além de palestra sobre “Acolhimento e atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade”, entre outros assuntos que dizem respeito à garantia de direitos, ao respeito e à dignidade feminina, bem como ao com­bate de violência contra o segmento. Haverá exposição de artesanato e apresentações culturais.

No sábado, com o apoio do ônibus-escritório da DPE, serão realizados atendimentos e orientações jurídicas a mulheres que usam os serviços do Hospital da Mulher e das adjacências da área do Itaqui-Bacanga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.