COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
NESTE Dia Internacional da Mulher, destaque para as cantoras Flávia Bittencourt e Vanessa da Mata que brilharam no bloco Bittencá e Acolá.
NESTE Dia Internacional da Mulher, destaque para as cantoras Flávia Bittencourt e Vanessa da Mata que brilharam no bloco Bittencá e Acolá.

Sintonia musical, simpatia e entrega à arte
Uma ode à alegria! Assim foi a apresentação do Bloco Bittencá e Acolá que arrebatou milhares de foliões no circuito Beira Mar no último dia de folia do Carnaval maranhense.
Sob o comando da cantora Flávia Bittencourt e tendo Vanessa da Mata como convidada especial, o bloco merecidamente bateu recorde de citações nas redes sociais, com inúmeros posts, fotos e elogios à performance das duas artistas que deram um show de talento e simpatia ao longo do percurso do bloco.
Com uma química musical perfeita rolando entre Flávia e Vanessa, quem acompanhou o bloco garante que as duas artistas se doaram, literalmente, para a multidão de fãs, cantando sucessos de ambas além de outros hits famosos do Carnaval. Elas repetiram diversas vezes as músicas que o público mais queria ouvir.
A apresentação que estava prevista para durar uma hora e meia acabou resultando em um super show de três horas de duração do Bloco Bittencá e Acolá, com Flávia e Vanessa pulando e cantando até o último minuto, numa entrega artística total em gratidão ao público que lotou o circuito para ver e acompanhar as duas cantoras.

Mulher com letra maiúscula
Faz dias que encontro, ao sair de casa, o mesmo cachorro na minha calçada. Sempre procurando aproximar-se, com aquele olhar suplicante de um carinho e aconchego. Saio fechando o portão para que não entre, mas com um sentimento de culpa, amenizado, porém, pela esperança de que alguém o adote.
Noto o mesmo olhar nos tristes vultos da praça, vencidos pela bebida ou drogados, à espera de um
socorro que não chega.
E fico pensando: faltou uma mulher em sua vida, uma mãe, companheira, uma filha.
Mas uma Mulher com letra maiúscula. Do tipo que Deus a criou: meiga e forte, ao mesmo tempo. Companheira e amiga, capaz de aliviar o cansaço do companheiro, animá-lo nos insucessos, compartilhar de suas alegrias, enfim, amá-lo e respeitá-lo.
Mulher que com seu jeito feminino enfrenta as crises atuais, de desemprego, de corrupção, de violência e desamor, com atitudes dignas de desapego e solidariedade e de esperança. Educando para o amor e a honestidade. Trabalhando com seriedade e compromisso. Irradiando em seu ambiente de trabalho o bom humor e a vontade de melhorar as condições de vida de seus semelhantes.
Vejo, com admiração, mulheres que fizeram novas opções de trabalho, trocando a falta de emprego pela iniciativa privada, sendo elas próprias suas patroas. E fazem doces, tortas, artesanato; que são obras de qualidade com ampla aceitação em nossa cidade, expandindo-se pela região. Manicures, cabeleireiras a domicílio, lojinhas de brechó e tantas outras ideias que estão dando certo. Bem como novas profissões, a de preparação para eventos, festas infantis e outras.
A essas mulheres amorosas, sensíveis, guerreiras, que estão dando um belo exemplo aos filhos e aos jovens em estágio de formação do caráter, a minha homenagem e admiração. E meus votos de que sejam vitoriosas nessa batalha contra os males de nossa sociedade.
Que se sintam amadas e recompensadas por seu carinho e dedicação aos seus queridos, hoje especialmente e sempre.

Visita ao Tribunal
O Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país, que será realizado em Salvador (BA), vai coincidir com a celebração, pelo Tribunal de Justiça da Bahia, dos
seus 410 anos de existência.
O foi o assunto principal conversado na manhã de ontem, durante a visita que o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, recebeu da corregedora-geral da Justiça da Bahia, desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida
Cézar Santos, e do corregedor das Comarcas do Interior daquela Corte, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá.
Eles estavam acompanhados do corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador
Marcelo Carvalho Silva.

Dançando jazz
A dança motiva a inteligência, confiança e as habilidades de comunicação e expressão. Desenvolve a coordenação motora, aumenta a flexibilidade e a capacidade respiratória, bem como melhora a postura, entre
outros benefícios.
Em São Luís, a novidade neste mês de março é o jazz para crianças, oferecido na Academia Viva Água.
Quem coordena é o professor Hélio Martins, que estudou no Centro de Movimento Deborah Colker, instituição referência na dança no Brasil.
A proposta de Hélio tem como base anos de vivência com o balé clássico no Studio Olinda Saul e de aprendizado e pesquisa do balé moderno e ritmos das danças da cultura popular maranhense.

Imposto de Renda
Sinal verde para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019.
Os contribuintes terão até o dia 30 de abril para entregar o documento. O programa gerador já foi disponibilizado pela Receita Federal.
Quem perder o prazo, fica sujeito a pagamento de multa de um por cento ao mês sobre o imposto de renda devido, sendo o valor mínimo de 165 reais e 74 centavos.
São obrigados a declarar o imposto de renda os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a 28 mil,
559 reais e 70 centavos.

Preconceito
O fato ocorreu numa cidade do Sul do país, mas poderia também acontecer aqui – se é que já não tenha acontecido.
Uma empresa foi condenada a indenizar em R$ 5 mil um funcionário por não coibir piadas racistas no ambiente de trabalho.
O homem negro era alvo constante de piadas ofensivas quanto à cor da sua pele. Testemunhas confirmam terem ouvido comentários como “botaram mais um preto aqui, onde é que isso vai parar?”, e “cada lado que a gente olha tem mais um preto”.
Informado da situação, o supervisor do setor não teria tomado providências para impedir os ataques. A indústria Motorbom nega que tenha ocorrido qualquer injúria racial no local de trabalho.
A decisão é da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho. Para o relator, a prova testemunhal foi esclarecedora o suficiente para que a empresa fosse condenada.
Se a moda pega!…

Tese de novo doutor
“Avaliação da Resistência de União em Diferentes Protocolos de Cimentação em Dentina Radicular” foi o título da tese de Doutorado do professor Nielsen Barros, mais novo doutor do Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior. O trabalho foi apresentado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob a orientação da professora doutora Adriana Vasconcelos. Entre os membros da banca, estava a professora doutora Erica Valois, também do Curso de Odontologia do Florence.

TRIVIAL VARIADO
A Favela do Samba conquistou mais uma vez o título de campeã do Carnaval de São Luís. A escola de samba do bairro Sacavém confirmou o favoritismo apresentando na passarela uma homenagem ao designer Jesiel Sales, assassinado em 2018.

“Rei Zulu: A Majestade Bárbara”, livro de autoria do procurador Bruno Tomé Fonseca, é um dos mais procurados na Livraria e Espaço Amei, no São Luís Shopping. Em recente artigo, o desembargador Lourival Serejo tornou a elogiar o escritor e membro da Academia Ludovicense de Letras.

O senador Randolfe Rodrigues propôs projeto de lei para que seja descrito no preço de um produto ou serviço o valor do ICMS, do PIS/Pasep, do Cofins e de outros tributos. Não é a primeira tentativa. Nas anteriores, ficou comprovado: será necessária uma folha adicional da nota fiscal para incluir tudo.

O PT ainda não marcou data para a eleição, mas a campanha para comandar o diretório nacional começou. Gleisi Hoffmann concorrerá e tem a preferência de Lula. O Nordeste apoiará Jaques Wagner. Se a maioria chegar à conclusão de que a disputa desgastará o partido, Fernando Haddad será o escolhido por consenso.

Em 1963, Hollywood produziu a comédia épica Deu a Louca no Mundo, grande sucesso de bilheteria. Este ano, o título teve reedição com cenas de conteúdo pornográfico no Carnaval de São Paulo, que o presidente Bolsonaro postou em sua conta do Twitter.

DE RELANCE

Homenagem às mulheres
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão promove hoje evento especial alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A programação terá início às 17h, no salão de eventos da Associação dos Magistrados, onde a psicanalista e escritora carioca Elisabeth Bittencourt comandará o happy hour interativo “Diálogo entre a Psicanálise e o Direito”. Na palestra, a analista membro da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro e do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, refletirá sobre a lei, o direito e a justiça, apontando possíveis conexões dessas áreas com as explicações trazidas pela escola psicanalítica.

Homenagem às mulheres 2
O debate será mediado pelo professor Agostinho Ramalho Marques Neto, mestre em Direito (UFMA). E no mesmo espaço, o artista plástico maranhense Cláudio Costa traduzirá sua experiência com a psicanálise na exposição “Nódoa”, que tem o tingimento como
técnica predominante.

Folia pet no Calhau
Pelo terceiro ano consecutivo, Karina Leda, presidente da ONG Dindas Formiguinha, realizará o Baile Carnapet, reunindo animais de estimação e seus donos para momentos de diversão e interação. Este ano, a festa acontecerá no Golden Shopping Calhau, na tarde deste sábado. Uma das novidades será a eleição da Corte Pet (Rei, Rainha, Príncipe e Princesa), que receberá premiações (serviços e produtos) oferecidas pela Petland, patrocinadora do evento.

Ações de segurança
Para aumentar a segurança da comunidade que circula perto da linha férrea no período de voltas às aulas, a VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, promove uma série de diálogos com motoristas de transporte escolar. A inciativa acontece em parceria com as secretarias de Educação de 18 municípios de influência da Ferrovia Norte-Sul, entre os estados do Maranhão e Tocantins.

Ações de segurança 2
A expe ctativa é que até a segunda quinzena de março a VLI realize todas as ações propostas para as cidades de Imperatriz, Davinópolis, Gov. Édson Lobão, Ribamar Fiquene, Campestre, Porto Franco e Estreito, no Maranhão, e outras no Tocantins. Os municípios maranhenses de João Lisboa e São Francisco do Brejão já receberam o treinamento de segurança, contemplando 20 condutores dos 80 profissionais de transporte escolar.

Miss Brasil pela Band
Neste sábado, a partir das 22h, oBrasil irá conhecer, em transmissão ao vivo pela tela da Band, a nova Miss Brasil Be Emotion. Candidatas dos 27 estados irão representar no palco a beleza e a diversidade da mulher brasileira em um show repleto de personalidade, moda e música. Na plateia são esperadas 15 mil pessoas que vão acompanhar de perto as emoções da eleição da nova Miss. Concorre pelo Maranhão para ser a sucessora de Mayra Dias, vencedora do ano passado, a bela empresária e estudante de Odontologia Anna Carolina Sousa.

Senac e Páscoa
Páscoa é tempo de renovação e também uma ótima oportunidade para quem pretende gerar renda por meio dos tradicionais ovos de chocolates e outros produtos no tema que cada ano estão mais criativos. Para quem deseja entrar nesse mercado, o Sesc abre inscrição para os cursos gratuitos “Ovos artesanais para a Páscoa” e “Páscoa em feltro: embalagem e decoração” que acontecem a partir de hoje até o dia 12 de abril e de 15 a 17 de abril, respectivamente.

Alvo fácil
O Brasil é o terceiro país com mais ataques de hackers a objetos eletrônicos. Só perde para Estados Unidos e China. Roteadores de internet e câmeras de segurança estão, junto com os smarthphones, entre as principais vítimas. Os dados são da empresa de segurança Symantec.

Para escrever na pedra:
“Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.
” De Mahatma Gandhi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.