Violência

Polícia britânica explode dispositivo enviado à Universidade de Glasgow

Nenhuma reivindicação de responsabilidade elas bombas foi recebida até a tarde de ontem, disse um funcionário de alto escalão

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

LONDRES - A polícia escocesa disse na quarta-feira que realizou uma explosão controlada de um dispositivo enviado à Universidade de Glasgow e estava em contato com policiais em Londres, onde bombas foram enviadas para grandes centros de transporte.

“O pacote não foi aberto e ninguém ficou ferido”, disse o chefe-assistente de polícia Steve Johnson. “Os serviços de emergência foram alertados e vários edifícios dentro da propriedade foram esvaziados por precaução. Uma explosão controlada do dispositivo foi realizada esta tarde.”

Três pequenas bombas foram enviadas para dois aeroportos e para a estação de trem mais movimentada de Londres na terça-feira. “É muito cedo para dizer se existe uma conexão”, disse Johnson.

Reivindicação

A polícia britânica não recebeu nenhuma reivindicação de responsabilidade por três pequenas bombas enviadas a dois aeroportos e a uma importante estação ferroviária de Londres na terça-feira, disse um funcionário de alto escalão do setor de combate ao terrorismo.

Ninguém foi ferido pelos dispositivos, um dos quais causou um pequeno incêndio em um prédio de escritórios no aeroporto de Heathrow. Os outros dois foram enviados para o Aeroporto da Cidade de Londres e para a estação de trem de Waterloo, o centro ferroviário mais movimentado de Londres. Nenhum dos dispositivos causou qualquer interrupção nos serviços.

Dean Haydon, coordenador nacional sênior de policiamento antiterrorista, disse que não pode descartar a possibilidade de mais dispositivos desse tipo, que ele descreveu como pequenos e não projetados para matar.

“No momento, não há nada que indique motivação, remetente e ideologia”, disse ele a repórteres na quarta-feira.

“Nós não sabemos quem os enviou - não estamos fazendo nenhum julgamento no momento se está vinculado ao terrorismo relacionado à Irlanda do Norte.

”Os pacotes foram postados na Irlanda, de acordo com uma fonte do governo europeu, e o serviço policial irlandês está ajudando na investigação.

Haydon disse que a embalagem e os selos de todos os três eram os mesmos. Eles não continham mais nada além dos dispositivos e, embora pequenos, quem quer que os construísse teria conhecimento de como fabricar um dispositivo incendiário.

“Por isso, tem um certo grau de sofisticação”, disse ele em uma coletiva de segurança.

O conflito sobre a província da Irlanda do Norte, governada pelos britânicos, custou milhares de vidas desde o final dos anos 1960 até o acordo de paz da Sexta-Feira Santa em 1998, principalmente na Irlanda do Norte, mas também no Reino Unido e na Irlanda.

Pequenos grupos que se opõem ao acordo realizado na sexta-feira santa permanecem ativos desde então.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.