Movimentação nos bastidores

Luís Fernando no governo deve fortalecer Brandão

Aliados apontam o governador Flávio Dino propenso à ideia e já trabalhando nos bastidores para viabilizar Carlos Brandão no Governo a partir de 2023

Thiago Bastos / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Luís Fernando pode ajudar Brandão na sucessão estadual em 2023
Luís Fernando pode ajudar Brandão na sucessão estadual em 2023 (Luis Fernando)

A confirmação do ainda prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva, na gestão de Flávio Dino (PCdoB) - o que deve ocorrer na semana que vem -, fortalecerá o projeto de lançar o agora vice-governador, Carlos Brandão (PRB), na corrida sucessória. Aliados do comunista apontam Dino propenso à ideia e já trabalhando nos bastidores para viabilizar Brandão no Governo a partir de 2023.
Os rumores favoráveis ao vice-governador foram alimentados pelo próprio nas últimas semanas. A O Estado, durante a posse dos novos secretários do governo, no dia 25 do mês passado, Carlos Brandão falou praticamente em tom de pré-candidato. Ele disse estar preparado para assumir o cargo caso seja necessário.
“Claro, nós estamos aí há quatro anos no Executivo ao lado do governador. Conhecemos todas as ações do Governo e temos todas as condições”, afirmou.
Ele corroborou a fala sob o argumento de que tem boa relação não somente com gestores do Executivo como também do Legislativo.
“Temos uma vida no Executivo, uma vida no parlamento. Conheço os dois lados. Então, para mim, não haverá qualquer dificuldade”, disse.

Negociação
O comunista, além de já negociar o seu sucessor e qual será o seu futuro político (seja candidato à Presidência da República ou mesmo uma vaga no Senado Federal), também não esconde que ações atuais são justificadas pelo projeto governamental.
Ainda durante a posse dos secretários, ao justificar a reforma, Dino explicitou que as mudanças nos cargos foram cumprimento de promessas de campanha. “[A reforma] tem mais relação com as eleições governamentais. Sou uma pessoa de palavra. Como fizemos um amplo acordo em prol do nosso governo, nós temos que ter um governo plural, cujas diferenças políticas estejam representadas”, afirmou no fim do mês passado.
Dino chegou a citar que a reforma conjuga fatores políticos. “O programa do governo está mantido e ao mesmo tempo buscamos algumas inovações, de dinamismo. Ao mesmo tempo em que buscamos conjugar os fatores políticos e técnicos fundamentais para governar bem em ambientes democráticos”, afirmou.
Caso ganhe corpo o projeto de lançamento do vice-governador Carlos Brandão como sucessor de Flávio Dino no governo em 2023, o comunista deverá apaziguar os ânimos de sua base de apoio, mexida, em especial, pela indefinição do projeto de indicação do próximo prefeito de São Luís. Enquanto Dino sinaliza com preferência por Rubens Júnior (PCdoB), conforme apuração de O Estado, outros partidos como o DEM e o PDT, além do PT, ainda buscam novos espaços de protagonismo na gestão.
Dino enfrenta problemas, por exemplo, para acalmar os ânimos de pessoas próximas, como o deputado federal Bira do Pindaré (PSB), que nunca escondeu o desejo de ser o candidato à Prefeitura de São Luís.

Experiência

No início deste ano, durante o período curto de férias de Flávio Dino, ao assumir interinamente o governo, Brandão foi contemplado por Dino com uma série de compromissos públicos que deram mais visibilidade ao vice. Brandão chegou a inspecionar obras e a representar o governador em solenidades de inauguração, como ocorreu na entrega de reforma da Rampa Campos Melo, no dia 4 de janeiro deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.