Estudo

HSD realiza cerimônia de formatura da Residência Médica

Solenidade, realizada no auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital São Domingos, contou com a presença da diretoria, coordenadores, preceptores e familiares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Equipe do Hospital São Domingos com os formandos
Equipe do Hospital São Domingos com os formandos (Hospital São Domingos)

SÃO LUÍS - Além da assistência à saúde, o Hospital São Domingos (HSD) tem a educação continuada de excelência como um de seus valores e a Residência Médica é um dos programas de especialização promovidos pela instituição. Na quinta-feira (28), o Hospital realizou a cerimônia de formatura das turmas de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e de Medicina Intensiva. Os cursos tiveram duração de três anos.

A solenidade, realizada no auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa do HSD, contou com a presença da diretoria, coordenadores, preceptores, familiares e amigos dos novos especialistas.

O evento foi aberto pela diretora do Centro de Diagnóstico por Imagem do HSD, Gláucia Palácio, que parabenizou os novos especialistas, familiares, preceptores e colegas por mais essa vitória profissional dos formandos. “Um novo ciclo inicia-se agora para vocês. Foram três anos de dedicação, trabalho, aprendizado e abdicações de muitas coisas, como os momentos com a família, mas que temos certeza que foram valiosos. Nos orgulhamos de compartilhar tal momento com vocês. Parabéns a todos”, afirmou a médica.

O diretor Médico, Cláudio Carneiro, também parabenizou os formandos. “Para nós, do Hospital São Domingos, o conhecimento é o principal elemento da prestação de serviço em saúde seguro e de qualidade. Nesses três anos, vocês tiveram grande aprendizado, mas eles serão insuficientes ao longo de sua carreira, pois a cada dia aprendemos que na Medicina o aprendizado é diário e fundamental, pelas mudanças, necessidades e diversidade das pessoas que nos procuram. Sucesso e parabéns por essa etapa”, disse.

O coordenador das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), José Raimundo Azevedo, destacou a vocação do Hospital São Domingos, como instituição privada, em promover formação profissional, por meio dos programas de especialização, principalmente na área de Terapia Intensiva. Ele fez um histórico do programa e do curso e enalteceu a dedicação dos médicos participantes. “Vocês são a inspiração para continuarmos a crescer cada vez mais”, enfatizou.

A diretora médica adjunta, Maristela Martins, destacou a importância da comunicação na assistência médica. “Nós, médicos, precisamos manter a sensibilidade de entender como a doença está presente na vida da família do nosso paciente e resgatar o valor da comunicação adequada e correta para cada momento, incluindo no plano de cuidado as expectativas do paciente e familiares”, orientou.

Emoção

O momento também foi de muita emoção para os novos especialistas, que aproveitaram para demonstrar gratidão e agradecer a cada um que contribuiu com eles para que vencessem mais esse importante marco em suas carreiras: familiares, colegas, preceptores e o Hospital São Domingos.

Bastante emocionado, Sávio Luiz Linz de Vasconcelos, especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, falou sobre a medicina multifacetada, cujos mínimos detalhes são descobertos pelos médicos a cada avanço na profissão. Na hora de falar sobre sua trajetória de vida, não conteve a emoção, mas conseguiu agradecer. “Obrigada à minha esposa, amigos que fiz ao longo da vida e na Medicina e ao Hospital São Domingos por essa oportunidade”, disse.

Os também formandos João Paulo Lobo Brandão, Carlos Antonio Coimbra Sousa e Filipe Amado também contaram um pouco de suas histórias e fizeram agradecimentos especiais, marcados também por muita emoção. Hugo Cezar Martins Lima também participou do programa, mas não estava na solenidade por estar cumprindo uma última etapa da especialização na Unidade de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Fique por dentro

Novos especialistas

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Sávio Luiz Lins de Vasconcelos

João Paulo Lobo Brandão

Medicina Intensiva

Carlos Antonio Coimbra Sousa

Filipe Sousa Amado

Hugo Cezar Martins Lima

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.