São Luís - No cenário de pandemia enfrentado na atualidade, o padre Carlos Martinenghi, da Paróquia Santa Paulina (Residencial Pinheiros) levou palavras de fé e acalento aos pacientes e colaboradores do Hospital São Domingos, na manhã deste domingo, 18.
O padre Carlos Martinenghi expôs o Santíssimo Sacramento e o levou em procissão pelos corredores e leitos, acalentando a todos.
“Viemos aqui trazer palavras de conforto nesse momento tão difícil, pedindo a interseção e proteção divina, para que proteja todos os profissionais da saúde, e aqueles que estão aqui lutando pela sua vida", afirmou o padre.
Esperança
O momento foi idealizado pela enfermeira supervisora da hemodinâmica, Keila Azevedo. “Desejei trazer o Santíssimo Sacramento para visitar os nossos pacientes para passar uma mensagem de esperança, conforto, cura e restauração para os pacientes enfermos e familiares, bem como a força e vigor aos nossos colegas de profissão”, contou.
O momento foi realizado com a ajuda de diversos amigos e colaboradores para que a mensagem chegasse ao maior número de pessoas na instituição. Uma dessas pessoas foi o músico Márcio Passos que aceitou o convite da enfermeira, e amiga de congregação, para entoar cânticos durante a peregrinação.
“Sempre é gratificante poder ajudar o próximo por meio da música”, afirmou. Outro importante apoio para a realização da ação foi da administradora Kenia Patrícia, irmã da enfermeira. “Era o momento que ela desejava muito realizar com os colegas de trabalho e os seus pacientes, por isso foi muito bom somar com ela nessa ação e poder ajudá-la”, disse.
A supervisora da Farmácia do HSD, Karla Lacerda, também ajudou para que o momento fosse reconfortante para todos. "Foi um momento muito especial, idealizado para alentar as equipes e os acompanhantes”, explicou.
Acolhimento
O psicólogo Kerson Oliveira, que acompanha o pai internado, destacou que ações como estas acalmam os acompanhantes nesse momento cheio de incertezas. “O familiar se sente acolhido, independentemente de credo religioso, pois, diante de sentimentos como a angústia e o medo, a fé é que lhes dá forças”, afirmou.
Setores como Gerenciamento de Leitos e a Supervisão da UTI também ajudaram para que o grupo pudesse visitar as Unidades de Terapia Intensiva com segurança e respeitando os protocolos de biossegurança. A visita também passou pelo andar da Oncologia, emocionando as equipes de plantão, pacientes e acompanhantes.
Saiba Mais
- Medo de ir à Emergência pode agravar doenças, alertam os médicos
- Número de casos positivos para coronavírus em hospital sobe para 13
- HSD oferece apoio e terapias a mulheres com câncer de mama
- Pilates proporciona bem-estar a médicos, enfermeiros e colaboradores do HSD
- HSD realiza cerimônia de formatura da Residência Médica
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.