Reforma

Indefinições fazem Flávio Dino adiar posse de novos secretários

Auxiliares seria anunciados em ato coletivo na quinta-feira, 21; agenda foi cancelada à espera de confirmações na Sema e na Sagrima

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB) recuou da decisão de dar posse coletiva aos seus novos secretários nesta semana. O ato estava marcado para amanhã, mas até a manhã de ontem ainda havia secretários já anunciados que não haviam sido informados da mudança de data.

Pesou para o adiamento a indefinição quanto a algumas pastas. A posse coletiva, agora, deve ocorrer na próxima segunda-feira, 25.

Falta o comunista anunciar, ainda, os novos titulares das secretarias de Desenvolvimento Social e da Mulher, por exemplo. Para a primeira deve ser confirmado o deputado estadual Márcio Honaiser (PDT) e para a segunda, a também deputada estadual Ana do Gás (PCdoB).

Mas o epicentro da indecisão está entre as secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente. As pastas são cotadas para o PR e para o PP, respectivamente, mas sem uma confirmação de nomes.

Na Sema, fala-se em Rafael Fufuca, irmão do deputado federal André Fufuca (PP). Ele deixou recentemente o cargo de Superintendente de Coordenação e Governança do Patrimônio da União no Maranhão, órgão federal, de onde despediu-se anunciando que assumiria o Meio Ambiente estadual.

Já na Sagrima, apontou-se no início da semana o nome do deputado Hélio Soares (PR). O parlamentar confirmou a O Estado que está tratando do assunto com o partido e com o governo, mas não declinou se aceitou algum convite.

Valéria de volta - Se confirmados estes nomes, Flávio Dino conclui na Assembleia a operação para levar de volta ao mandato a quarta suplente de deputada Valéria Macedo (PDT). Junto com ela, assumem também Ariston Ribeiro (Avante) e Zito Rolim (PDT) – Edivaldo Holanda (PTC) já está no mandato depois da saída de Marcelo Tavares (PSB) para retornar à Casa Civil.

Por fim, há indefinições quanto ao destino das secretarias de Agricultura Familiar e do Trabalho e Economia Solidária. Uma das duas pode ficar com o PT. Nesse caso, o nome poderia ser Terezinha Fernandes, que deixa a pasta da Mulher para a chegada de Ana do Gás.

MAIS

O atual prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), também pode vir a ser anunciado como um dos novos secretários do governo Flávio Dino (PCdoB). Na tarde de ontem ele foi convocado para uma reunião no Palácio dos Leões, onde deveria acertar detalhes com o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.