Em alta

Consumo de energia no Brasil dispara 6,6% em janeiro por calor, diz ONS

Carga de energia, que representa soma do consumo com as perdas na rede, cresceu 7,8% frente a dezembro, enquanto nos últimos 12 meses houve alta de 2%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Linhas de transmissão de energia, cujo consumo disparou em janeiro no país
Linhas de transmissão de energia, cujo consumo disparou em janeiro no país (energia elétrca linhas de transmissão)

SÃO PAULO - A demanda por eletricidade no Brasil disparou em janeiro devido a “temperaturas extremamente elevadas” principalmente no Sul e no Sudeste/Centro-Oeste, disse o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em boletim nesta terça-feira, que apontou alta de 6,6% na carga ante mesmo mês de 2018.

A carga de energia, que representa soma do consumo com as perdas na rede, cresceu 7,8% frente a dezembro, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses houve alta de 2% ante mesmo período anterior.

Se excluídos fatores fortuitos e não econômicos que influenciam a demanda, a elevação na demanda em janeiro teria sido de cerca de 4,4% ante o mesmo mês de 2018, acrescentou o ONS.

Segundo o operador, o ritmo da produção industrial continuou lento, porém a ocorrência de temperaturas elevadas, principalmente nos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste, resultaram no aumento da carga de refrigeração, contribuindo para a taxa de crescimento da carga no mês.

A carga de energia cresceu principalmente no Sul, com alta de 8,8% na comparação anual, e no Sudeste/Centro-Oeste, com 7,8 por cento%. No Nordeste e no Norte houve expansão em menor ritmo, de 2,8% e 0,6%, respectivamente.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.