Economia

Como economizar na conta de luz em tempos de calor?

Equatorial Maranhão dá dicas de como diminuir o consumo de energia elétrica; ficar atento aos eletrodomésticos é essencial para economizar energia nesse período mais quente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(calor)

São Luís - Devido ao clima tropical, o Maranhão apresenta duas estações: a chuvosa, que vai do início ao meio do ano, e a seca que vai de meados de julho até dezembro. Algumas regiões do estado acabam sentindo mais o calor intenso, e esses períodos mais quentes são fortes agravantes para o aumento no consumo de energia.

Ar condicionado, ventilador, geladeira na temperatura máxima, são grandes vilões quando se fala de consumo de energia elétrica, o que afeta tanto o bolso do consumidor quanto o meio ambiente.

Segundo dados divulgados trimestralmente pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no Brasil o consumo de energia aumentou 3% nos primeiros meses de 2021. De acordo com os dados da Equatorial Maranhão, o mês de julho de 2021 apontou crescimento 3,4% em relação ao consumo total de energia registrado em julho de 2020 no estado. Sendo que desse número geral, a classe residencial representa 43%, apresenta aumento do consumo médio desde meados de 2020.

  • Evite deixar a geladeira próxima de fogão, micro-ondas e forno, pois ela tende a fazer mais esforço para manter a temperatura quando fica muito exposta a fontes de calor. Fique atento ao tempo e frequência da abertura da porta da geladeira;
  • Evite chuveiro elétrico, pois é um dos que mais consome energia. Mas, se você não abre mão, evite banhos longos e deixe sempre na posição “verão”, que consome menos energia;
  • Realize a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos de LED, que são muito mais econômicas;
  • Sobre o ar condicionado, deixe os filtros sempre bem limpos, além de utilizar o timer para que programar o desligamento automático, e não deixar a temperatura muito baixa. O ideal é manter em 23º;
  • Contrate um profissional para fazer uma revisão nas instalações elétricas internas para identificar se está tudo correto e assim evitar desperdício de energia e aumento de consumo, pois a fuga pode ocorrer mesmo que não tenha equipamentos ligados na tomada.
  • Não deixe equipamentos ligados quando não estiver ninguém utilizando;
  • Deixe acumular a maior quantidade de roupa possível para utilizar a máquina de lavar. Ligue o equipamento o mínimo possível e obedeça a carga máxima de roupa por lavagem para não forçar a lavadora;
  • Ligue o ferro de passar apenas uma vez e passe a maior quantidade de roupas possível;
  • Outra orientação é na hora da compra de equipamentos e eletrodomésticos. Sempre opte por aparelhos mais eficientes. Para a identificação desses aparelhos, é necessário visualizar o Selo Procel, que possui classificação de A até G – sendo A os mais eficientes e G os menos eficientes.
Equipamentos eficientes diminuem o consumo de energia elétrica

Outra orientação para evitar consumo excessivo de energia elétrica é na hora da compra de equipamentos e eletrodomésticos. Sempre opte por aparelhos mais eficientes. Para a identificação desses aparelhos, é necessário visualizar o Selo Procel, que possui classificação de A até G – sendo A os mais eficientes e G os menos eficientes.

Quanto ao condicionado, por exemplo, além do selo, é possível também escolher os modelos que possuem a tecnologia “inverter”, ela é capaz de gerar economia de energia significativa, proporcionar um menor ruído e refrigerar de forma rápida. Em uma comparação, no ar condicionado comum, o compressor liga e desliga constantemente para manter a temperatura desejada, gerando assim picos de energia, que causam um grande consumo, fazendo com que a conta de energia sofra um aumento. Já os condicionadores de ar inverter, atingem a temperatura desejada mais rápido, mantendo se estável com pouca variação, o que pode gerar até 60% de economia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.