Oposição ao Governo

PV e MDB formalizam bloco de oposição na Assembleia

Acordo foi assinado ontem (18), conforme adiantado por O Estado. Com a oficialização, indicações às comissões serão aos poucos repassadas à Mesa Diretora

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Oposição)

Deputados que compõem a base de oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão e que integram os quadros, em sua maioria, do PV e MDB, formalizaram ontem (18) o bloco que deverá se contrapor às demandas governamentais na Casa. A informação foi confirmada a O Estado pelo deputado estadual e quarto vice-presidente da Mesa Diretora, Roberto Costa (MDB).

Com isso, o grupo deverá ser composto por cinco representantes, dentre eles, o próprio emedebista, além de César Pires (PV), Adriano Sarney (PV), Arnaldo Melo (MDB) e Rigo Teles (PV). Estes dois últimos deverão compor uma ala dentro do bloco mais moderada quanto às críticas ao Governo. Com a definição, a presidência da Assembleia deverá receber, nos próximos dias, as indicações da oposição quanto à representação nas comissões permanentes. No total, são 12 comissões que deverão ter suas composições definidas até o fim desta semana.

Uma das indicações confirmadas nos bastidores é a de César Pires (PV) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A formalização do parlamentar em um dos grupos temáticos mais importantes do parlamento ocorreu também pois Roberto Costa, por sua confirmação na Mesa Diretora, não poderia ter seu nome sugerido.

Caso não houvesse consenso com o MDB, o PV seria responsável pela maior parte das sugestões de nomes às comissões, pelo fato de ter bancadas maiores do que a de outros partidos, como a do próprio MDB e do PSDB. A demora quanto à definição do bloco que irá se contrapor ao grupo governista na Casa ocorreu especialmente por uma disputa de espaços interna nos quadros partidários entre Roberto Costa e Hildo Rocha.

Como se dará?

A expectativa passa a ser agora quanto à atuação de Roberto Costa no parlamento. Recentemente, o deputado sinalizou aproximação com o governador Flávio Dino (PCdoB). A uma emissora local, Costa admitiu que, por ora, defenderá uma posição de independência em relação ao Executivo. “O que for importante para o Maranhão o MDB tem que defender. Não vou defender papel de oposição ao governo Flávio Dino. Isso se torna pequeno. Não precisamos diminuir o debate de ser oposição por oposição, ele [Dino] teve respaldo da população. O que for de benefício para a população nós vamos apoiar”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.