Disse-me-disse

Áudios expõem conversas entre Bebianno e Bolsonaro

Sequência de arquivos foi divulgada hoje e deve incendiar crise ainda mais

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Gustavo Bebianno é protagonista da pior crise envolvendo o governo Bolsonaro até agora
Gustavo Bebianno é protagonista da pior crise envolvendo o governo Bolsonaro até agora (Bolsonaro e Bebianno)

Áudios divulgados por Veja nesta terça (19) confirmam a versão do ex-ministro Gustavo Bebianno sobre conversas com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) posteriores ao caso dos laranjas do PSL. As conversas haviam sido desmentidas pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) e afundaram o Governo em uma grave crise.

Os áudios mostram que Bolsonaro e Bebianno conversaram sobre as ligações do ex-ministro com representantes da Globo, postura criticada por Bolsonaro. Além disso, os dois também conversaram sobre o cancelamento de uma missão ministerial para a Amazônia. Os dois não falaram sobre os casos dos laranjas do PSL.

Apesar de teoricamente confirmarem a versão do ex-ministro, os arquivos também mostram que a relação entre os dois estava bastante desgastada.

Os três áudios mostram o presidente Jair Bolsonaro reclamando de uma reunião entre o ex-ministro e um representante da Globo.

1º ÁUDIO

“Gustavo, o que eu acho desse cara da Globo dentro do Palácio do Planalto: eu não quero ele aí dentro. Qual a mensagem que vai dar para as outras emissoras? Que nós estamos se aproximando da Globo. Então não dá para ter esse tipo de relacionamento. Agora… Inimigo passivo, sim. Agora… Trazer o inimigo para dentro de casa é outra história. Pô, cê tem que ter essa visão, pelo amor de Deus, cara. Fica complicado a gente ter um relacionamento legal dessa forma porque cê tá trazendo o maior cara que me ferrou – antes, durante, agora e após a campanha – para dentro de casa. Me desculpa. Como presidente da República: cancela, não quero esse cara aí dentro, ponto final. Um abraço aí.”

2º ÁUDIO

“Gustavo, uma pergunta: “Jair Bolsonaro decidiu enviar para a Amazônia”? Não tô entendendo. Quem tá patrocinando essa ida para a Amazônia? Quem tá sendo o cabeça dessa viagem à Amazônia? Um abraço aí, Gustavo, até mais.”

3º ÁUDIO

“Ô, Bebianno. Essa missão não vai ser realizada. Conversei com o Ricardo Salles. Ele tava chateado que tinha muita coisa para fazer e está entendendo como missão minha. Conversei com a Damares. A mesma coisa. Agora: eu não quero que vocês viajem porque… Vocês criam a expectativa de uma obra. Daí vai ficar o povo todo me cobrando. Isso pode ser feito quando nós acharmos que vai ter recurso, o orçamento é nosso, vai ser aprovado etc. Então essa viagem não se realizará, tá OK? Um abraço aí, Gustavo!”

Confira os áudios na íntegra. De 0:00 a 1:35 o arquivo mostra mensagens do presidente antes da acusação de Carlos Bolsonaro. De 1:35 a 8:51 são mostradas discussões após as denúncias do filho de Jair Bolsonaro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.