Câmara dos Deputados

Onyx se licenciou para desarquivar seus projetos

Do dia 1º até agora, Onyx Lorenzoni já conseguiu fazer voltar a tramitar mais de 100 propostas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Onyx Lorenzoni retorna hoje para a Casa Civil do governo de Bolsonaro
Onyx Lorenzoni retorna hoje para a Casa Civil do governo de Bolsonaro (Onyx deputado federal)

BRASÍLIA

O Diário Oficial da União (DOU) de ontem trouxe a exoneração de Onyx Lorenzoni do cargo de ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República. De acordo com a pasta, o afastamento do ministro é temporário.
Na semana passada, Lorenzoni havia sido desligado do governo de Jair Bolsonaro para poder tomar posse como deputado federal na Câmara dos Deputados. A licença ocorreu na sexta-feira, 1º, dia da posse dos parlamentares do Congresso e de eleições internas, e o retorno de ao posto de ministro foi formalizado no domingo, 3.
Outros três ministros com mandato de deputado federal também foram licenciados dos cargos no Executivo para assumir os mandatos na Câmara. Tereza Cristina (Agricultura) e Osmar Terra (Cidadania) foram exonerados ainda na sexta, junto com Onyx, e já foram renomeados como ministros.
Já o ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias, conhecido como Marcelo Álvaro Antônio, só tomou posse na Câmara na quarta-feira, 6, quanto também foi licenciado da pasta do Turismo. Ele estava com atestado médico e não pôde comparecer à sessão do dia 1º de fevereiro, junto com os outros 512 deputados Ele retornou ao cargo de ministro ontem, com a nova nomeação publicada no Diário Oficial.

Desarquivado
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, desarquivou ontem 108 projetos na Câmara dos Deputados, dos quais ele é autor ou coautor. As matérias foram apresentadas por Lorenzoni durante seus 4 mandatos como deputado federal, desde 2003.
Um dos projetos mais recentes é o Projeto de Decreto Legislativo (PDC), assinado por Lorenzoni em parceria com Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), sobre o porte de armas durante voos. A matéria derruba norma da Agência Nacional de Aviação Civil que limita o porte em aeronaves civis para agentes públicos em atividade de segurança e proíbe o porte para agentes públicos aposentados, reformados ou da reserva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.