Audiovisual

Guarnicê com inscrições abertas

Com novas categorias, evento que é realizado há 42 anos, abre seleção para trabalhos em mostras competitivas; festival será realizado de 14 a 21 de junho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Cinema maranhense é celebrado no festival
Cinema maranhense é celebrado no festival (cinema)

SÃO LUÍS - Os interessados em inscrever suas produções audiovisuais nas mostras competitivas do 42º Festival Guarnicê de Cinema têm até o dia 18 de março para acessar o site www.cultura.ufma.br/42guarnice e submeter seus trabalhos à comissão de pré-seleção do evento que é o mais representativo do cinema maranhense. Este ano, o Guarnicê traz novidades no que se refere às categorias. Além das mostras competitivas de filmes maranhenses de curtas e longas-metragens foram incluídas mais quatro: curtíssima-metragem, videoclipe, reportagem televisiva e filme publicitário. O Festival Guarnicê ocorrerá de 14 a 21 de junho, em espaços culturais do Centro Histórico de São Luís.

Podem competir realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa, com idade mínima de 18 anos. As inscrições são gratuitas. O festival tem temática livre mas, para a competição, os filmes devem ter sidos finalizados a partir de outubro de 2017. O edital deste ano foi definido em reuniões com cineastas, produtores e parceiros institucionais.

O evento, que difunde as produções audiovisuais e promove o intercâmbio entre realizadores, terá, além das competitivas, mostras especiais não competitivas, ações formativas, bate papos, encontro com realizadores e pré-estreias.

Troféu

A diretora do Dac e coordenadora da 42ª edição do Festival, Fernanda Santos Pinheiro, destaca que os filmes inscritos serão selecionados pela comissão de pré-seleção, formada por pessoas de reconhecida competência na área de cinema. O resultado será divulgado até 30 de abril.

O prêmio oficial do evento, o Troféu Guarnicê, será entregue aos vencedores das mostras competitivas, durante a cerimônia de encerramento. “A 42ª edição do Festival Guarnicê de Cinema virá com muitas novidades. Nós ampliamos o número de mostras competitivas direcionadas aos realizadores maranhenses. Uma ação estratégica planejada para acompanhar as crescentes demandas do mercado audiovisual local e também poder ofertar ao público do festival uma maior programação de filmes, temáticas, estéticas e olhares diversos”, disse Fernanda Pinheiro.

Premiação

O Júri de Premiação atribuirá o Troféu Guarnicê para o melhor filme longa-metragem nacional, que receberá o Troféu Guarnicê e mais uma premiação em dinheiro de R$ 23 mil, dedutíveis de impostos. O melhor filme curta-metragem nacional receberá o Troféu Guarnicê mais premiação em dinheiro no valor de R$ 12 mil, também dedutíveis de impostos. Haverá ainda o Prêmio Assembleia para melhor filme curta-metragem, longa-metragem, longa ou curta-metragem eleito por júri popular e realizado por maranhenses. A premiação em dinheiro será de 10 salários mínimos dedutíveis de impostos.

O Festival Guarnicê de Cinema é realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), via Departamento de Assuntos Culturais (Dac), com apoio de instituições públicas e empresariais.

Serviço

O quê

Inscrições para mostras competitivas do 42º Festival Guarnicê de Cinema

Quando

Até o dia 18 de março

Onde

No site www.cultura.ufma.br/42guarnice

Inscrições gratuitas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.