COLUNA

Preocupação e ansiedade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

A notícia de que foi encaminhado para o Supremo Tribunal Federal (STF) um acordo de colaboração premiada do ex-presidente da empresa OAS Léo Pinheiro deixou muitos políticos atentos aos próximos acontecimentos envolvendo o que o empreiteiro poderá falar sobre assuntos de interesse da Operação Lava Jato.
A OAS é uma das empresas investigadas por participação nos crimes contra o sistema financeiro nacional, contra a ordem econômica, contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A empreiteira também é responsável por doações a 13 dos 26 governadores eleitos em 2014. Entre estes nomes estão o chefe do Poder Executivo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
Para sua campanha, em 2014, a OAS fez 19 doações ao comunista maranhense totalizando mais de R$ 3 milhões. Doações legais e registradas na prestação de contas na Justiça Eleitoral. Mas isto não diminui em nada a desconfiança da oposição a Dino sobre a atuação da empreiteira em sua campanha daquele ano.
Não somente pela OAS ter sido denunciada por vários crimes na Lava Jato, mas também pela empreiteira ter sido uma das mais beneficiadas em contratos junto ao Ministério dos Esportes, que por mais de uma década foi comandado por membros do PCdoB.
Se os ministros decidirem aceitar o acordo com Léo Pinheiro, o que o empreiteiro dirá poderá causar problemas aos que foram beneficiados com os erros cometidos com o dinheiro público. E o que Pinheiro dirá será acompanhado com muita ansiedade e atenção pela oposição no Maranhão.

Versão
O governo estadual, por meio da Secretaria de Comunicação e Articulação Política (Secap), negou que o governador Flávio Dino tenha tido reunião secreta com o senador Renan Calheiros (MDB).
Segundo a assessoria, não houve qualquer encontro entre os dois políticos nem oficial e nem informal.
No entanto, O Estado mantém a informação do encontro de Dino com Calheiros para tratar sobre a candidatura de Renan a presidente do Senado e os votos dos dois senadores aliados do governador.

Definição
Sobre o apoio dos senadores, o pedetista Weverton Rocha garante que seu voto na eleição da Mesa Diretora será feito de acordo com a posição a ser adotada pelo PDT.
Rocha garantiu à coluna que o partido se reunirá no dia 31 de janeiro, em Brasília, para fechar questão sobre quem receberá os votos do PDT no Senado.
Antes dessa reunião, Weverton se reunirá com senadores do PPS, Rede e PSB - além dos do PDT - para começar a debater a formação de um futuro bloco na Casa e, claro, sobre a Presidência do Senado.

Negociações
Ainda esta semana, deverão ser intensificadas as negociações por cargos federais no Maranhão. O PSL do Maranhão deverá entrar com mais energia em busca dos espaços.
O partido ficará mais fortalecido com a presença de um deputado federal já que o Pastor Gildenamyr trocará o PMN pela legenda comandada pelo vereador Chico Carvalho no Maranhão.
A ideia é reduzir os espaços que aliados maranhenses do presidente Jair Bolsonaro e pertencem a outros partidos querem a qualquer custo. O PSL quer ficar mais forte no Maranhão para ampliar seus quadros nas eleições de 2020.

Aproximação
A nova Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de São Luís intensificará, nos próximos dias, as articulações para o reinício dos trabalhos na Casa, previsto para acontecer no dia 4 de fevereiro.
O presidente do Legislativo, Osmar Filho (PDT), decidiu estreitar relações com os parlamentares, inclusive com os da oposição ao prefeito da capital, Edivaldo Júnior (PDT).
Ele também se aproximou de representantes do Maranhão no Congresso Nacional e do governo estadual.

Esfriou?
Nos últimos dias, diminuíram as especulações nos bastidores acerca das mudanças no secretariado dinista. Pastas como Saúde e Educação não deverão ter mudanças.
Enquanto outras terão novos gestores, a exemplo da Secretaria de Comunicação, ainda comandada por Márcio Jerry, que em fevereiro assume o mandato de deputado federal.
Um dos mais fortes nomes para compor os quadros é o do ex-líder do Governo na Assembleia, Rogério Cafeteira (DEM), que já foi cogitado para a Caema, mas sonha mesmo é comandar a Articulação Política.

Encontro
A ala do PT do Maranhão, Articulação, reunirá militantes amanhã e no sábado para debater a conjuntura com o atual governo de Jair Bolsonaro (PSL).
Para o debate, os petistas estão trazendo o membro da Executiva Nacional, Ricardo Berzoini, que foi ministro nos governos de Lula e de Dilma Rousseff.
Berzoini deverá ter um encontro com o governador Flávio Dino. A agenda ainda não foi confirmada, mas a articulação do PT é para promover o encontro entre o ex-ministro e o governador.

DE OLHO
R$ 2,28 bilhões é o orçamento previsto para a Saúde para 2019 no governo do Maranhão. Chama a atenção porque a área tão importante acabou sendo a quarta no ranking dos maiores orçamentos.

E MAIS

• Os vereadores de São Luís foram conhecer as obras da nova extensão da Avenida Litorânea, que está sendo comandada pela Agência de Mobilidade Urbana (MOB).

• A Secretaria Estadual de Saúde (SES) garante que a revogação da portaria que regulamenta o Mapa de Vinculação do Componente Parto e Nascimento da Rede Cegonha não causará prejuízo no atendimento a gestantes no Maranhão.

• No entanto, a declaração da SES sobre a revogação da portaria deixa uma dúvida: por qual motivo a secretaria não revogou a portaria somente após ter um novo Mapa já pronto?

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.