Perda

Cancelamento de voo São Luís-Rio deve prejudicar turismo

Latam decretou o fim do trajeto, que fazia ligação direta com o aeroporto do Galeão

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Foi oficializado ontem, 23, que a empresa aérea Latam não mais disponibilizará o voo que fazia rota direta São Luís-Rio de Janeiro/Galeão. A empresa possibilita a ida para a cidade por meio de conexões feitas em São Paulo ou Brasília.

Notícias reportavam que a decisão tomada pela Latam envolveu um entrave entre empresa e Governo do Estado. As fake news afirmavam que uma proposta da Latam envolvendo redução do ICMS do combustível em troca de manutenção do voo havia sido negada. Em nota, o Governo afirma que a decisão foi tomada de forma unilateral pela companhia, por razões de mercado relativas ao estado do Rio de Janeiro. A grave situação econômica, fiscal e de segurança pública enfrentadas pelo estado são os principais motivos.

A companhia aérea afirma que as operações das sete frequências semanais da rota São Luís-Rio de Janeiro/Galeão serão suspensas a partir de 1º de fevereiro. Afirma, também, que os passageiros afetados pelas suspensões estão sendo informados para que possam reprogramar os seus itinerários. A Latam deve, a partir de então, ampliar ou adequar as suas operações em São Paulo e Brasília com o objetivo de tornar a viagem São Luís-Rio de Janeiro detença.

Turismo
“O fato de uma porta se fechar dessa maneira para nosso estado trará prejuízos em diversos setores, que ainda não podem ser previstos, mas que serão percebidos”, diz Francisco Neto, presidente da Destination Maranhão. A entidade tem como objetivo fortalecer o diálogo entre governo, município e setor empresarial, trançando meios de tornar o estado mais atrativo turisticamente e gerando receita.

Marcos Carvalho, diretor de relações institucionais da Destination, reforça que os estados que possuem, por exemplo, redução de ICMS cobrado a companhias aéreas, hoje possuem um enorme fluxo de voo. “O Ceará e o Pará são dois estados exemplos. O fato de o ICMS não ser cobrado no valor do combustível dos aviões não indica que aquela receita não será arrecadada.
Esses dois estados hoje possuem voos internacionais e são uma grande porta de entrada de turistas”, explica.

Os membros da Destination Maranhão reforçam o objetivo de fortalecer essa conversa com os poderes, analisando as situações sob o ponto de vista empresarial. “Somos empresários e também comunidade. Acho que conseguimos enxergar com uma maior riqueza de detalhes soluções variadas para esses entraves”, finaliza Francisco Neto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.