Segurança

Justiça russa decide manter preso americano suspeito de espionagem

Ex-fuzileiro naval dos EUA Paul Whelan foi preso em 28 de dezembro pelo serviço de segurança russo. Defesa havia pedido para que ele fosse liberado sob fiança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

RÚSSIA - Um tribunal de Moscou decidiu ontem (22) manter na cadeia o ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos Paul Whelan detido sob suspeita de espionagem, informou a agência Interfax. A defesa havia pedido para que ele fosse liberado sob fiança.

Paul Whelan foi preso em 28 de dezembro "enquanto realizava um ato de espionagem", segundo o serviço de segurança russo (FSB, na sigla em inglês).

O americano de 48 anos atualmente trabalha como diretor de segurança da empresa americana de componentes automotivos BorgWarner.

O irmão de Paul, David Whelan, disse em entrevista à AFP estar "muito preocupado, porque não há transparência no sistema legal russo" e que teme que ele seja condenado sem provas consistentes. A pena para esse tipo de crime pode chegar a 20 anos de prisão na Rússia.

A família também teme que ele seja vítima de uma disputa diplomática entre a Rússia e os Estados Unidos.

"Não há detalhes sobre as circunstâncias de sua prisão, por isso é difícil não relacioná-lo a um mero cabo de guerra entre os dois países por qualquer motivo", declarou David Whelan.

A prisão de Whelan - que tem passaportes britânico, americano, irlandês e canadense - é a mais recente de uma série de casos de espionagem registrados entre as duas potências.

Essa prisão ocorre em um momento em que países ocidentais acusam a Rússia de participar de vários escândalos de espionagem.

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou os países ocidentais de recorrerem a tais escândalos para tentar minar o peso do seu país no cenário político internacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.