Mudanças de sigla

Podemos sinaliza positivamente pela ida de Eduardo Braide para o partido

Abertura ao deputado federal eleito pelo PMN foi feita por Aluisio Mendes, uma das lideranças do Podemos no Maranhão

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Eduardo Braide)

O Podemos sinalizou, de forma positiva, acerca da possibilidade de ter o deputado federal eleito Eduardo Braide em seus quadros. A abertura ao novo parlamentar que integrará os quadros maranhenses na Câmara dos Deputados foi dada por um dos representantes mais influentes do Podemos no Maranhão, o também deputado federal Aluisio Mendes.

Braide falou de forma mais contundente acerca de sua saída dos quadros do PMN em entrevista na segunda-feira (14), no programa Ponto Final da Rádio Mirante AM. Segundo o parlamentar, sua decisão de deixar os quadros da sigla foi comunicada à direção e justificada pelo fato da legenda não ter alcançado a chamada “cláusula de barreira”, o que impede o partido de ter tempo de propaganda no rádio e TV e de representatividade na Casa Legislativa pela exclusão das indicações, por exemplo, às comissões.

Assim que Braide anunciou sua saída do PMN, começou a circular nos bastidores a possibilidade de que ele estaria migrando para o PSL. No entanto, fontes ouvidas por O Estado por ora descartaram essa possibilidade. Braide e defensores do PSL são adeptos de algumas pautas distintas. Enquanto o partido do presidente Bolsonaro, por exemplo, é favorável à reforma imediata da previdência, Braide por sua vez questiona termos do atual texto.

Recentemente, o PSL incorporou aos seus quadros o pastor Gildenemyr, também do PMN e que somente foi eleito devido a expressiva votação de Braide nas eleições do ano passado. O pastor, mesmo ainda sem oficialmente compor a nova legenda, o que deve acontecer no próximo mês, é um dos cotados para ser lançado pelo partido nas eleições municipais em São Luís, o que também poderia ser um empecilho para Braide.

O Estado procurou a assessoria do deputado federal eleito, Eduardo Braide, para confirmar ou não sua ida ao Podemos. Até o fechamento desta reportagem, não houve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.