Após o apoio do PDT, o PCdoB também anunciou apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a Presidência da Câmara Federal. Apesar de ter integrado a base de apoio que ajudou Maia a se eleger em 2017, a decisão dos comunistas surpreendeu a militância do partido.
Rodrigo Maia já anunciou que deve auxiliar o governo de Jair Bolsonaro a aprovar seu pacote de reformas, entre elas a da Previdência. O PCdoB, pelo menos publicamente, se opõe às reformas.
Ainda no ano passado PDT, PCdoB e PSB haviam formulado um grupo parlamentar que prometia fazer oposição ferrenha a pautas consideradas mais à direita. Dos três, apenas o PSB ainda não declarou apoio a Maia.
Com a decisão, o PCdoB do governador Flávio Dino adere indiretamente ao PSL de Jair Bolsonaro. Acontece que Rodrigo Maia ofereceu ao PSL o comando de duas comissões importantes, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e Finanças, além da 2ª vice-presidência. O controle das comissões irá beneficiar diretamente o governo. O partido do presidente já havia declarado apoio a Maia duas semanas atrás. Dessa forma, o PCdoB já era ciente do acordo entre Maia e os bolsonaristas.
A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, explicou a decisão do partido nas redes sociais o apoio a um candidato considerado de direita e aliado de Jair Bolsonaro. "O momento é de fazer composições políticas que permitam que nosso combate, debate de ideias e resistência possam se desenvolver".
A decisão do PCdoB, apesar de já ter acontecido na primeira eleição de Rodrigo Maia, despertou a fúria da militância na internet. Muitos ameaçando o partido com desfiliação.
Saiba Mais
- Dino cita "supostas pedaladas" e critica linha fiscal do governo
- Bastidores: deputado confirma PL na oposição a Flávio Dino na Assembleia
- Flávio Dino repudia ataque de deputado a líderes da Igreja Católica
- Roberto Rocha repudia Flávio Dino e o chama de "filhote de ditador"
- Dino volta a elogiar Brandão e indica a escolha para sucessão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.