Estado Maior

Soberba e mentira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Não condiz com a verdade a declaração dada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) ao jornal Folha de S. Paulo de que o Maranhão não carece de recursos federais para o atual exercício financeiro.
Em tom de soberba, no início da semana, o comunista afirmou o seguinte: “Não faço planejamento contando com novos recursos federais. Não está na minha contabilidade. Se aparecer [o recurso], ótimo [...].”, disse.
Ocorre que o estado depende sim da ajuda do Governo Federal em todas as áreas de atuação e tem usufruído desse suporte.
Na manchete da página 3 da editoria de Política de ontem, por exemplo, O Estado trouxe a denúncia da Clínica Biorim, que atende pacientes renais crônicos no estado e tem sofrido calote do Executivo Estadual.
O recurso que deve ser destinado para a clínica que realiza o procedimento de hemodiálise na região dos municípios de Bacabal, Santa Inês e Zé Doca, é repassado aos cofres do estado pelo Governo Federal.
Sem esse dinheiro, a hemodiálise não funciona no estado.
Há outros recursos como contrapartida para a construção e reparo de estradas estaduais e obras de infraestrutura, escolas, creches e ações na saúde, com aporte do SUS.
Flávio Dino, portanto, não fala a verdade quando diz que não conta com recursos do Governo Federal.
E isso ficou mais evidente ainda, quando, logo após a declaração, secretários de Estado e o vice-governador buscaram audiências com ministros do governo Jair Bolsonaro com a missão de atrair recursos para o Maranhão.
Mas quem é que espera de Flávio Dino a verdade?

Silêncio?
O secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, silenciou sobre a denúncia da Clínica Biorim ao MPF, de calote e desrespeito a decisões judiciais.
A clínica revelou que recurso já repassado ao Estado pelo Governo Federal referente ao mês de agosto, jamais foi pago e que os atrasos são recorrentes.
Com isso, é grande a possibilidade de os serviços serem paralisados, o que prejudicará centenas de pacientes renais crônicos. Lula segue calado.

Emblemático
É justamente sobre o tema - sobre o tratamento de hemodiálise no Maranhão - que o secretário Carlos Lula aparece como personagem de caso emblemático.
Em setembro do ano passado, uma idosa de 65 anos de idade, paciente renal crônica, morreu na porta do hospital regional de Pinheiro em busca de atendimento.
A morte trágica ocorreu no mesmo dia em que Lula anunciava o lançamento de um livro que falava da “construção de uma nova política de saúde no Maranhão”. Um brincante…

Revolta
Provocou revolta entre parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional e lideranças políticas de todo o estado o vídeo em que um grupo de homens ataca nordestinos.
O grupo se identifica como naturais da Região Sul, faz referência à falta de água e a mulas no Nordeste e sugere uma separação dos estados desta região do resto do país.
O caso está sendo investigado e os homens devem ser identificados em breve.

Posse
O cerimonial da Assembleia Legislativa já definiu praticamente tudo para a solenidade de posse dos 42 deputados estaduais eleitos em outubro de 2018.
A sessão especial de posse e a eleição da nova Mesa Diretora da Casa acontecerão no dia 1º de fevereiro, uma sexta-feira.
A posse está prevista para as 9h30. A eleição ocorrerá logo depois. O atual presidente, Othelino Neto, deve ser reeleito para o comando da Casa.

Na corrida
O presidente da Famem, Cleomar Tema, afirmou ontem estar bastante otimista em relação ao resultado da agenda que desenvolveu em Brasília no início da semana.
Ele participou de reunião com o ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência, general Carlos Alberto Santos Cruz, e solicitou apoio aos municípios do Maranhão.
Candidato à reeleição na entidade, Tema usa a agenda como trunfo para o pleito.

Disputa
Apesar do otimismo, o presidente da Famem não terá uma disputa fácil pelo comando da entidade para o biênio 2019-2020.
Articulado e com o apoio do senador eleito Weverton Rocha, o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, é o principal adversário.
Resta saber se Flávio Dino usará o peso do Palácio dos Leões para desequilibrar o pleito.

DE OLHO
R$ 14,91 bilhões
é o valor
da despesa do Governo do Estado no exercício financeiro de 2018.

Reagiu
O prefeito do município de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, reagiu à investigação do Ministério Público de denúncia de fraude na previdência municipal.
De acordo com o prefeito, ao assumir o Executivo, a previdência já acumulava um débito de R$ 27 milhões referentes a gestões anteriores.
Ele rechaçou qualquer tipo de fraude ou irregularidade e assegurou que isso será “tranquilamente” demonstrado ao MP.

E MAIS

• Flávio Dino continua em silêncio sobre a chacina dos jovens da zona rural de São Luís.

• O deputado estadual Marco Aurélio ficou frustrado após não ter sido o escolhido para assumir a liderança do Governo na Assembleia Legislativa.

• O Governo do Maranhão deve reduzir investimentos no setor de esportes em 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.