Estado Maior

Pesado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Enquanto vislumbra dias melhores para o país, com um olhar positivo para a previsão do Governo Federal de redução da alíquota máxima do Imposto de Renda para 2019, o contribuinte maranhense se vê cercado de medidas que o penalizam no estado.
E, por isso, teme por um dos inícios de ano mais pesados das últimas décadas.
Além da recessão e da crise financeira, social e econômica no estado, o maranhense já tem data marcada para começar a pagar mais caro por uma série de serviços e produtos - com o aumento de ICMS -, somados à tabela de IPVA já editada pelo Executivo.
O aumento de imposto - aprovado pela base governista na Assembleia Legislativa no dia 5 de dezembro de 2018 - entra em vigor exatos 90 dias depois de transformado em lei, ou seja, no dia 5 de março deste ano.
E a data coincide com o período de cobrança da segunda parcela do IPVA, do licenciamento de veículos e da taxa única do DPVAT, já disponível a partir de fevereiro.
Ou seja, a população maranhense, que já sofre com o aumento da extrema pobreza no estado, como apontou o IBGE; com a última colocação em ranking de desenvolvimento do Sebrae; com os efeitos da queda do PIB e com a falta de oportunidades de emprego, ainda receberá uma carga tributária onerosa nos primeiros meses de 2019.
E, infelizmente, não vai parar por aí...

Chacina e horror
A chacina registrada na última sexta-feira no povoado Mato Grosso, Zona Rural de São Luís, atesta a incompetência e a falta de comando da Segurança Pública no estado.
Enquanto gestores da SSP se preocupam em atacar a imprensa, criminosos andam sem destemor, unidos até a gente da própria Segurança Pública, para espalhar terror e dor à população.
Uma lamentável e triste situação.

Violência
E não se passaram sequer duas semanas, depois de o governador Flávio Dino afirmar nas redes sociais que houve redução no índice de criminalidade na capital.
Não se sabe da credibilidade dos dados que a própria SSP apresenta. O que se enxerga nas ruas é uma violência desenfreada.
Assaltos a ônibus, assassinatos de jovens e trabalhadores e a população com medo de sair de suas próprias casas. Isso parece não ocorrer no mundo virtual de Flávio Dino…

Mais violência
Profissionais que atuam com o serviço de transporte de passageiros por meio do aplicativo Uber realizaram uma manifestação ontem, na capital.
O protesto, contra a Segurança Pública do estado, se deu em decorrência do assassinato de Edmilson Azevedo no bairro da Liberdade, durante uma tentativa de assalto.
Edmilson era motorista credenciado pelo aplicativo e estava trabalhando, quando foi surpreendido pelos bandidos.

Silêncio
Em gozo de férias, com todos os privilégios disponíveis ao chefe do Poder Executivo, o governador Flávio Dino silencia sobre os casos.
Depois de afirmar nas redes sociais que houve a redução no índice de criminalidade na capital, Dino não comenta a chacina dos jovens na Zona Rural e o assassinato do trabalhador de Uber.
Mas o silêncio do comunista não apaga as marcas deixadas pela violência no estado. É preciso agir de forma enérgica, trabalhar e combater a criminalidade.

Lavou as mãos
O afastamento do governador Flávio Dino do projeto de reeleição de Cleomar Tema na Famem ocorreu há poucas semanas, após o aliado ter posado para foto ao lado do deputado federal Aluisio Mendes.
Tema tem buscado a reeleição para o posto numa disputa direta contra o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier.
A informação é de que o comunista não digeriu o movimento do socialista. Por isso, decidiu “lavar as mãos” sobre o projeto do aliado.

Parceria
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), se reuniu ontem com o superintendente regional do Iphan, Maurício Itapary.
O encontro teve o objetivo de estreitar as relações entre os órgãos e estabelecer parcerias para a reestruturação e conservação do patrimônio histórico da cidade.
Osmar afirmou que vai buscar apoio da bancada maranhense na Câmara para conseguir recursos para a capital.

DE OLHO
R$ 1.463.950,18
é o valor
do aditivo do Governo no contrato para a construção da APA municipal Sucupira, no município de Timon

Secretariado
Líder do Governo na atual legislatura, o deputado estadual Rogério Cafeteira (DEM) será secretário na gestão Flávio Dino.
A informação foi repassada pelo próprio comunista ao parlamentar, sem nenhuma reserva, durante a cerimônia de posse, no dia 1º de janeiro.
Cafeteira não conseguiu a reeleição para a Assembleia Legislativa, mas parece ter agradado Dino. Por isso, passará para o primeiro escalão do Executivo.

E MAIS

• Deputados de oposição vão cobrar a elucidação da chacina dos jovens na zona rural de São Luís.

• O governador Flávio Dino vai anunciar mudanças no secretariado no mês de fevereiro.

• Recurso da condenação de Dino no TRE, da declaração de inelegibilidade, ainda não foi apreciado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.