Onda de crimes

Após chacina, oposição cobra dados sobre a Segurança no MA

Parlamentares questionam critérios usados pelos aliados de Flávio Dino para divulgar que, desde 2014, houve uma redução no número de homicídios

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Adriano Sarney)

Representantes da oposição no Legislativo Estadual questionam, segundo eles, os dados “fantasiosos” do Governo do Maranhão que apontariam para uma redução – desde 2014 no número de homicídios em São Luís. De acordo com parlamentares, os critérios para a construção e apresentação dos números são discutíveis e não refletem o atual cenário da cidade, que ainda sofre com onda de crimes, dentre eles, o triplo homicídio registrado na sexta-feira (4) de jovens na comunidade Mato Grosso, zona rural da Ilha, que envolveu um agente da Polícia Militar.

Uma das críticas feitas por representantes da Assembleia Legislativa do Maranhão é quanto à transparência do saldo de crimes mês a mês nos veículos de divulgação ligados ao Governo ou em outros canais. Uma destas omissões foi confirmada por O Estado. No Monitor da Violência do G1 – que cataloga periodicamente os crimes registrados em todos os 26 estados da federação e no Distrito Federal – não constam os dados de mortes violentas no território maranhense do último trimestre do ano passado. Questionada, até o fechamento desta edição, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não emitiu parecer.

Segundo o deputado Adriano Sarney (PV), não há clareza do Governo do Maranhão quanto às políticas de segurança pública. “No portal G1, por exemplo, citado pelo governador do Estado, Flávio Dino e por seus aliados não há qualquer referência quanto às promessas cumpridas ou não na área da segurança pública. Trata-se de um governo sem transparência e critério na condução de um tema tão importante para a população”, disse.

De acordo com o deputado, os números recentemente divulgados pelo Governo e que apontariam para a redução dos homicídios na Região Metropolitana não refletem a realidade. Para ele, os cidadãos na capital e nos demais municípios convivem com aumento na sensação de insegurança, retratada pela onda de assaltos a bancos nos últimos meses e por bárbaros assassinatos. “Não adianta o Governo com sua propaganda retratar outro cenário. A realidade do Maranhão é a população amedrontada, sem ter condições de sair de casa com segurança e vivendo em um estado manchado nacionalmente com casos e mais casos de violência”, frisou.

Falta efetivo

Outro parlamentar que se manifestou de forma dura contra o Governo foi César Pires (PV). Para ele, o Executivo “falta com a verdade” quando divulga dados, por exemplo, relacionados ao quantitativo de policiais civis e militares no interior do Maranhão. “O Governo [do Maranhão] mente quando cita estes dados. Em cidades como Codó, por exemplo, serviços de apuração de crimes correm o risco de parar por falta de gente para trabalhar. Isto o governador não traz nas suas redes sociais”, disse.

Ele lembrou que, no fim do ano passado, tentou por emendas repartir parte dos R$ 63 milhões destinados para a comunicação do Governo – conforme citado na Lei Orçamentária Anual (LOA) para pastas mais fundamentais, na sua visão. “No entanto, não houve a aceitação da Casa e a segurança pública, que poderia ser um setor beneficiado não foi”, afirmou.

Além de Adriano Sarney e César Pires, outros parlamentares como Wellington do Curso (PSDB) deverão fazer cobranças mais duras a partir de fevereiro, mês de retorno das atividades parlamentares, ao Governo quanto a melhorias na segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.