O novo secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema) do governo de Ibaneis Rocha (MDB), Sarney Filho (PV), ao assumir o cargo, em Brasília, reforçou a necessidade de parcerias para alcançar uma melhor gestão paro uso das unidades de conservação e de áreas protegidas em todo o país.
“No Maranhão, quando estava à frente do Ministério do Meio Ambiente, iniciamos este processo no Parque Nacional dos Lençóis, com o objetivo de estruturar a unidade para receber mais e melhor os visitantes”, afirmou Sarney Filho.
Nascentes
No Distrito Federal, além de dar ênfase à proteção e uso de parques, o novo secretário adiantou que na Sema dará prioridade à recuperação e proteção de nascentes e rios que cortam a região. “Mesmo com a intensidade das chuvas nos últimos meses, não podemos esquecer da grave crise hídrica que a capital do país enfrentou recentemente, o que obrigou o racionamento de água”, disse.
Sobre as questões urbanas, Sarney Filho, citou a questão dos licenciamentos a cargo da Sema. “Nosso objetivo é tornar o licenciamento cada vez mais eficaz, agilizando os processos, mas dentro dos limites estabelecidos pela legislação de uso do solo”, afirmou. Para ele, a qualidade de vida nos centros exige forte integração entre as várias áreas de governo, o que deverá ocorrer no novo governo.
“Acredito que a minha experiência - duas vezes como ministro do Meio Ambiente e na Câmara dos Deputados - será fundamental para implementar na Sema uma política voltada para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável”, concluiu.
Saiba Mais
- Mar sem Fim avalia atuação de presidentes e destaca Sarney Filho
- Sarney Filho: Bolsonaro deu sinal verde para desmatar
- "Terra indígena não é propriedade privada", diz Sarney Filho sobre exploração ambiental
- Sarney Filho será o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal
- Depois de crítica de Sarney Filho, Bolsonaro já admite não fazer fusão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.