Bom Velhinho

Um Papai Noel simpático e convincente

Ele é baixinho, pesa 67kg e dá vida ao personagem mais famoso do Natal, com a vantagem de apresentar uma figura simbólica marcante, que agrada a crianças e adultos

Evandro Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Dirceu Luis de Sousa encarna Papai Noel na época do Natal, mas diz que o personagem o segue nos 365 dias do ano
Dirceu Luis de Sousa encarna Papai Noel na época do Natal, mas diz que o personagem o segue nos 365 dias do ano (Papai Noel)

Jeito simpático, barba longa, cabelos medianos e olhos claros. Dirceu Luís de Souza, 67 anos, nem precisaria vestir a tradicional roupa vermelha, com botas, gorro, luvas e casaco com bordas de lã, para que o público o reconheça como o personagem mais famoso desta temporada. O curitibano, que desembarcou em São Luís para dar vida ao Papai Noel do São Luís Shopping, é uma figura marcante e que faz jus a uma simbologia conhecida no mundo inteiro. O trabalho dele é mergulhar crianças e adultos na magia do Natal e o faz diariamente, completando o cenário natalino de um dos mais frequentados shoppings da capital.

O “Bom Velhinho da barba de verdade” (como diriam as crianças) é convincente e emociona até os mais crescidos, que não acreditam mais na lenda do homem caridoso, que nesta época do ano anda com um saco enorme, distribuindo brinquedos. Ele começou a trabalhar dessa maneira em 2009 e conta que a aparência física, lembrando a imagem tradicional de Santa Claus incorporada pelo senso comum, o acompanha o ano inteiro.

“Sou Papai Noel 365 dias por ano. Na rua, as pessoas sempre me chamam assim, por causa da figura parecida, principalmente da barba e dos cabelos brancos. Eu me sinto feliz. E quando chega o Natal, é mais especial ainda, porque as crianças querem chegar perto de mim, me tocar e, claro, pedem um presente. É muito gratificante fazê-las acreditar em Papai Noel, que representa o bem, a fantasia e a paz”, assinala Dirceu Luís de Souza.

Relojoeiro

No dia a dia, o aposentado e ex-taxista trabalha como relojoeiro. Mas é no mês de dezembro que o trabalho dele aumenta. Gerenciado por uma empresa especializada em atores que encenam Papai Noel em shoppings brasileiros (com sede em Fortaleza-CE), ele está acostumado a ser a sensação do fim de ano. E mesmo descaracterizado, é assediado para fotos já no caminho até o local onde se veste como tal. Já com a roupa, incorpora Noel e seu jeito peculiar de cortejar as pessoas, não deixando de lado a famosa interjeição “Oh!oh!oh!”, seguida de um Feliz Natal simpático, dito em tom suave e singelo.

“Não somente as crianças nos procuram. Os adultos também querem tirar fotos, tocar a barba, os cabelos, e alguns se emocionam quando chegam perto do papai Noel. Os menores acreditam piamente que eu sou de verdade e que cheguei do Polo Norte, a bordo de um trenó guiado por umas renas simpáticas”, revela ele, que na cidade está hospedado com outros dois atores, todos escalados para Papais Noeis de outros shoppings.

Engana-se quem pensa que o compromisso de Dirceu Luís de Souza é apenas antes do Natal, atraindo as atenções dos consumidores nos centros de compra. Ele também recebe convites para entregar presentes em confraternizações natalinas familiares, na madrugada do dia 25. Além disso, costuma ser contratado para visitar instituições e hospitais. “Na noite de Natal, eu entro em cena e incorporo o Bom Velhinho de uma forma ainda mais especial, a convite de algumas famílias que querem impressionar os convidados. Eu chego de forma inesperada e distribuo os presentes para crianças e adultos. É um momento mágico e emocionante”, explica ele, que é viúvo e tem um casal de filhos.

O trabalho do Papai Noel paranaense encerra logo após a noite mágica. Com o cantar do galo, Dirceu Luís de Souza segue para sua viagem de volta à Curitiba, ainda em tempo para aproveitar um pouco do feriado com a família. É quando entra em cena outro Noel: o papai de verdade, que para os filhos, no entanto, jamais deixará de ser Papai Noel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.