Violência

Homicídio é registrado na cidade de Pinheiro, na Baixada

Autor dos disparos foi preso e informou na polícia que trocou tiros com a vítima para defender o seu filho, que estava sendo perseguido; ele alegou legítima defesa

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Creondson Silva que foi morto a tiros no domingo, em Pinheiro
Creondson Silva que foi morto a tiros no domingo, em Pinheiro (Creondson)

Pinheiro – Um homem identificado como Creondson Silva foi assassinado na Rua 07 do Residencial Minha Casa Minha Vida, em Pinheiro, cidade da Baixada Maranhense, durante a tarde do último domingo, 16. Vanderlei Gomes Luz foi preso por policiais do 10° Batalhão da Polícia Militar (BPM) suspeito de ser o autor dos disparos contra a vítima, que veio a óbito no local.

De acordo com policiais, Vanderlei Gomes Luz informou a polícia que trocou tiros com a vítima para defender o filho, que seria assassinado e alegou legítima defesa. O filho conseguiu evadir do local e a casa foi dele foi invadida. Em decorrência disso, começou um tiroteio. Com Vanderlei, a polícia apreendeu uma arma de fogo, seis munições, sendo três deflagradas; celular e porta cédulas. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local e será investigado.

De acordo com o artigo 25 do Código Penal (CP), entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

SAIBA MAIS:

A Legítima Defesa é considerada, pelo Código Penal, como Excludente de Ilicitude. Isso implica dizer que quem age em legítima defesa não comete crime. Não confunda: não é a mesma coisa que dizer que o crime existe, mas não existe pena. Simplesmente não houve crime e, portanto, não há que se falar em pena.

Exclusão de ilicitudeArt. 23 – Não há crime quando o agente pratica o fato

I – em estado de necessidade;

II – em legítima defesa;

III – em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.