Centro de Lançamento

Foguete é lançado no CLA como treinamento para o VS-30

Atividade faz parte da Operação Mutiti, que foi iniciada no último dia 19; o lançamento foi um apronto para o foguete VS-30, que deve ser lançado a partir da próxima quarta-feira (05/12)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

ALCÂNTARA - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, na tarde de ontem, o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dentro das atividades previstas na Operação Mutiti, iniciada no último dia 19. O veículo alcançou 52 quilômetros de altura e percorreu 82 quilômetros até o ponto de impacto em alto mar. O lançamento foi um apronto para o foguete VS-30, que deve ser lançado a partir da próxima quarta-feira (05/12).

Executada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Operação Mutiti tem por objetivo principal lançar e rastrear o Veículo de Sondagem VS-30 V14, com a carga útil PSR-01. O lançamento dá continuidade ao Programa Nacional de Atividades Espacial (PNAE), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo conduzido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O VS-30 que será lançado é o 14° de sua série, fabricado para ser testado em voo. Ele já foi lançado outras 13 vezes, tendo sido as duas primeiras no CLA, e a última em um centro de pesquisa e lançamento de foguetes na Suécia, em 2016. A carga útil, denominada PRS-01, contará com cinco experimentos brasileiros, complexos e multidisciplinares, sendo dois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e dois do IAE.

A Operação Mutiti também apoia projetos de diferentes organizações de ensino, pesquisa e desenvolvimento na realização de experimentos científicos e tecnológicos, em voos suborbitais. Ainda, favorece a manutenção da operacionalidade, tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), proporcionando treinamento às diversas equipes envolvidas, e o teste dos diferentes sistemas para operações futuras. O CLBI será utilizado como estação remota, tanto para o rastreio do veículo quanto para a coleta e transmissão de dados da carga útil PSR- 01.

“O lançamento do VS-30 V14, a partir do CLA, se mostra de grande importância não só para o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do país, por contar com diferentes experimentos embarcados na carga-útil PRS-01, mas ainda por demonstrar a plena capacidade e potencialidade do Centro de Lançamento de Alcântara para suportar e sediar operações complexas e que requeiram infraestrutura diferenciada de acesso ao espaço”, explica o coordenador-geral da Operação Mutiti, coronel aviador Lester de Abreu Faria.

Antes do lançamento do VS-30 V14, será lançado um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dotado de uma carga útil que tem a finalidade complementar de treinamento, verificação e aprovação de todos os meios de lançamento e de rastreio.

“A Operação Mutiti é a quinta operação realizada no ano de 2018 no CLA. Todos os meios operacionais foram testados e preparados para, mais uma vez, realizarmos com total segurança e sucesso o lançamento e rastreio do veiculo VS-30 V14”, afirma o diretor do CLA, coronel engenheiro Luciano Valentim Rechiutti.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.