Tecnologia

Comitiva do ministros participa de inaugurações em Alcântara

Marcos Pontes, Milton Ribeiro e Tereza Cristina participam, entre outras, da entrega da Fábrica de Inovações do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Haverá visita à Torre de Lançamento do Centro Espacial de Alcântara (CEA)
Haverá visita à Torre de Lançamento do Centro Espacial de Alcântara (CEA) (Centro Espacial de Alcântara)

Brasília - Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes; da Educação, Milton Ribeiro e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina estarão nesta quarta-feira (26) na cidade de Alcântara, no Maranhão.

A comitiva interministerial participará de uma série de eventos ao longo do dia. De acordo com Marcos Pontes esta será uma importante oportunidade para que os ministros possam conhecer de perto o local que receberá o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. “Estamos desenvolvendo a região, mas sempre com a preocupação de envolver empresas e mão de obra local sendo empregada nessa movimentação”, destacou.

A Fábrica de Inovações do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), será inaugurada no campus Alcântara do instituto. O espaço tem como principal objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade. Após o levantamento de problemas reais, a fábrica aplica técnicas científicas para a solução tecnológica dos mesmos. A proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes, fazendo com que eles se esforcem para desenvolver a vertente empreendedora e de inovação a partir dos conhecimentos adquiridos no IFMA.

As autoridades participam também da inauguração da Base Institucional de Alcântara (BIA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As ações propostas para a base preveem a elaboração de cursos de graduação à distância, especialização e aperfeiçoamento para formar e capacitar recursos humanos. A meta é atender ao desenvolvimento da região e a capacitação de mão de obra para as demandadas do Centro Espacial de Alcântara. A BIA é fruto da parceria firmada entre a UFMA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). As ações são coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Agrovila
A Agrovila Cajueiro será mais uma das visitas da comitiva. A comunidade representará as sete agrovilas quilombolas que serão beneficiadas com a instalação de internet de banda larga promovida pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), desenvolvido pela Telebrás, empresa vinculada ao Ministério das Comunicações. A ação do governo federal, financiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), oferece conexão gratuita à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações. O objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. No mesmo local, o SENAI e o SESI Itinerante estarão promovendo atividades sociais, de saúde e de popularização da ciência para a região.

Uma visita a Torre de Lançamento do Centro Espacial de Alcântara (CEA) também fará parte da agenda da comitiva interministerial. O objetivo é apresentar a infraestrutura atualmente disponível e passar informações sobre os planos, projetos e programas relacionados à operacionalização comercial do CEA.

O dia termina com a 8ª reunião ordinária do plenário da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA). A comissão interministerial, presidida pelo ministro do MCTI, Marcos Pontes, e instituída pelo Decreto Nº 10.458, tem o objetivo de formular o Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), propor mecanismos institucionais e tecnológicos que possibilitem sua implementação, monitorar a execução do PDI-CEA e gerar subsídios para a sua consolidação e coordenar as iniciativas do governo relacionadas ao desenvolvimento do centro espacial. Além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Agência Espacial Brasileira (AEB); os ministérios da Defesa, da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional; o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a Advocacia-Geral da União (AGU); a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e o Comando da Aeronáutica participam como membros da comissão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.