Literatura

Contos emotivos em nova publicação de Lenita Estrela

Escritora Lenita Estrela de Sá lança, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o livro de contos“Brasas ardentes na ponta dos dedos”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Lenita Estrela de Sá lança livro nesta segunda-feira
Lenita Estrela de Sá lança livro nesta segunda-feira (Linita Estrela de Sá)

SÃO LUÍS - “Brasas ardentes na ponta dos dedos” é o décimo quinto livro publicado pela escritora Lenita Estrela de Sá. A obra, que reúne 14 contos, será lançada nesta segunda-feira, às 18h, na Editora 7 Letras, no Rio de Janeiro. Trata-se do segundo livro que a autora publica por uma editora carioca.

O título é uma alusão ao ato de escrever sobre a emoção humana, imaginariamente emitida por Maria Firmina, a qual, no conto que dá nome à obra, adia a continuação do romance “Úrsula,” por não conseguir se concentrar o suficiente para realizar tão delicada atividade enquanto dá acolhida a um escravo fugido no porão da casa onde reside.

“O lançamento no Rio de Janeiro foi um convite do editor, a quem o meu trabalho foi apresentado pelo escritor maranhense Salgado Maranhão. Este é o meu décimo quinto livro, sendo o segundo de contos”, diz Lenita, que escreve em vários gêneros literários, incluindo poesia, literatura infantil, teatro, roteiro de cinema e TV.

Temáticas - O livro reúne temáticas variadas: a atuação da Santa Inquisição no Maranhão; a fantasia de um dia na vida da escritora Maria Firmina dos Reis; o sonho da imigração para os Estados Unidos; a questão do envelhecimento e a constante exigência social da juventude eterna; o comportamento humano nas redes sociais; entre outros.

A orelha do livro é de autoria do romancista carioca Alberto Mussa (Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, Prêmio Casa de las Américas, Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional, Prêmio ABL de Ficção romance teatro e conto), cujas obras foram publicadas em 17 países, entre os quais, Argentina, Cuba, Portugal, Itália, França, Inglaterra, Romênia, Turquia, Espanha e Egito.

Lenita Estrela de Sá foi incluída por Nelly Novaes Coêlho no “Dicionário de Escritoras Brasileiras” (Escrituras, 2002). Entre outras coisas, ela participa das revistas literárias “O Casulo – jornal de poesia contemporânea” e “Germina – revista de Literatura & Arte”(MG) e “InComunidade” (Portugal). Participa ainda das antologias “Mulherio das Letras 2017” (conto e poesia), “Do Desejo – as literaturas que desejamos” e “A mulher na literatura latino-americana”.

Foi incluída pelo poeta paulista Rubens Jardim na série “As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira” (2016), publicada no blog do autor e no e-book de mesmo título, v.2 (2018).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.