SÃO LUÍS- O livro “São Luís do Maranhão: corpo e alma”, da historiadora Maria de Lourdes Lauande Lacroix ganha edição digital em dois volumes. Com prefácio de Benedito Buzar e posfácio de Flávio Soares, a nova edição começou a ser feita em 2015 e ficou pronta no fim do ano passado, sob a coordenação editorial do professor Flávio Reis. A obra está disponível para download gratuito no endereço: https://saoluiscorpoalma.blogspot.com/.
No livro, a historiadora apresenta vasto painel, em escrita livre, sobre a evolução urbana, os costumes e as manifestações culturais e artísticas da capital maranhense. Um mergulho apaixonado na historiografia, nas memórias e iconografia de São Luís. Esta nova edição vem ampliada e foi elaborada com vasta utilização dos álbuns fotográficos da cidade de São Luís, montado no estúdio do fotógrafo Edgar Rocha.
A primeira edição chegou ao mercado em 2012, ano e que São Luís celebrou 400 anos de fundação e se esgotou rapidamente. Em prefácio para a primeira edição, Lourdes Lacroix explica que a escrita do livro está apoiada na memória e pesquisa, sem, contudo, maiores preocupações acadêmicas. “Sempre de olho nas transformações de São Luís, busquei manuscritos, documentos impressos, obras raras, livros contemporâneos, revistas e jornais de várias épocas, em leitura prazerosa do passado distante e do cotidiano vivido em tempos recentes”, explica a autora, ressaltando que complementam o acervo levantado, conversas sobre assuntos diversos com intelectuais amigos e passeios pela cidade.
Ampliada
O coordenador da segunda edição, Flávio Reis, explica as mudanças na nova publicação. “Os dois volumes têm novos textos e fotografias e são publicados somente em versão digital, pelo menos por enquanto, pois ainda não há perspectiva de edição impressa. Esse livro é uma pesquisa importante, tecida com o cuidado de uma escritora que tem recursos de narração e vai envolvendo o leitor”, afirma Flávio Reis.
“O livro agora reeditado, veio a lume para atender aos numerosos leitores, que não conseguiram compulsar a primeira edição, rapidamente consumida por um público ávido de informações precisas sobre a cidade que completava quatro séculos e teve a felicidade de vê-la retratada, sob os mais diferentes ângulos e visões, por uma escritora de indiscutível envergadura intelectual”, diz o pesquisador Benedito Buzar, que assina o prefácio desta segunda edição.
O professor Flávio Soares, no posfácio da obra comenta: “Imaginado e escrito em linguagem clara, distante do jargão universitário, com liberdade só possível à maturidade da vida e também com muitas pitadas de delicadeza, elegância, classe e sentido de beleza ou gosto característicos da autora, ‘São Luís do Maranhão: corpo e alma’ é contribuição rara às bibliotecas brasileiras, em particular maranhenses, à espera discreta dos leitores”.
Maria de Lourdes Lauande Lacroix é autora de importantes obras sobre a história do Maranhão, a exemplo de “A fundação francesa de São Luís e seus mitos”, publicado em 2001 e no qual defende a tese de que a capital maranhense foi uma iniciativa determinada pela corte de Madrid, como consequência da expulsão dos franceses. O livro, que causou bastante polêmica, foi sucessivamente ampliado e teve outras edições. Em 2006 a escritora lançou “Jerônimo de Albuquerque Maranhão”, “História da Medicina em São Luís”, publicada em 2015, entre outras obras.
Serviço
O quê
Segunda edição de “São Luís do Maranhão: corpo e alma” versão digital
Onde
Download gratuito em https://saoluiscorpoalma.blogspot.com/
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.