Literatura

O olhar poético de Lourival Serejo na obra "Pescador de Memórias"

Livro, premiado em 2016 no concurso literário da Academia Internazionale "Il Convivio", ganha nova edição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Lourival Serejo lança segunda edição de livro
Lourival Serejo lança segunda edição de livro (desembargador Lourival Serejo)

SÃO LUÍS- A obra“Pescador de Memórias”, livro de poesia do escritor, membro da Academia Maranhense de Letras e presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, ganha nova edição. A obra foi uma das vencedoras, em 2016, do concurso literário da Academia Internazionale "Il Convivio", com sede em Castiglione de Sicilia, na Itália.

A premiação conquistada pelo desembargador Lourival Serejo com o livro ‘Pescador de Memórias” é uma das mais importantes na seara da literatura mundial. O concurso no qual foi um dos vencedores homenageia um dos mais importantes escritores sicilianos do século XVI, Antonio Filoteu Omodei.
“Pescador de Memórias” trata-se da primeira obra poética do magistrado e reúne 36 poemas. No livro, o escritor incorpora a figura de um pescador, lançando suas redes nas águas de Viana, cidade conhecida pela tradicional pesca artesanal, uma característica muito presente na obra de Lourival Serejo.

Os poemas que compõem o livro retratam, em sua maioria, as lembranças do imortal sobre o cotidiano da cidade de Viana, sua terra natal, cuja influência é muito forte na sua produção literária. A obra é uma memória poetizada, tendo o pescador como personagem central no cenário poético da cidade Viana, fonte de inspiração do autor, que resgata de forma nostálgica o cotidiano dos pescadores locais.

Lourival Serejo incorporou um desses trabalhadores da atividade de pescaria, fazendo avaliação do tempo e de personagens, explicando alguns pontos necessários para o leitor não vianense, um aspectos que têm certo peso histórico, sentimental e quase folclórico.

No poema que dá nome ao livro, Lourival Serejo afirma: "Minhas memórias não precisam da Madeleine de Proust, porque elas têm em que se inspirar... descem as ladeiras da cidade com as enxurradas das chuvas e vão todas para o lago".

Resgatando detalhes da figura e da atividade do pescador ele diz: "Se quero um montão de coisas, se quero abarrotar uma canoa de lembranças, lanço uma tarrafa no lago. Eu sou um pescador de memórias".

Perfil
Lourival Serejo é membro titular da Academia Maranhense de Letras desde junho de 2004, ocupando a cadeira nº 35. Começou sua carreira literária em 1992, quando exercia a magistratura em Imperatriz, além de dar aulas no curso de Direito no campus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão.


Sua primeira obra foi “O Presépio Queimado”. Desde então, o autor tem escrito obras que vão de contos, crônicas e memórias as suas contribuições para a área do Direito. Além da Academia Maranhense de Letras, seu legado literário também lhe rendeu espaço nas Academias Vianense e Imperatrizense de Letras.
É também membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, ocupando a cadeira de nº 4, além de ser membro-fundador.do Instituto Brasileiro de Direito de Família, no Maranhão.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.