COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Raissa e seus pais Roosevelt e Ceres Murad juntamente com Elizabeth Rodrigues estão nos preparativos finais para a apresentação da ópera A Flauta Mágica, a ser encenada sábado, dia 24, pelos alunos da alfabetização do Colégio Dom Bosco
Raissa e seus pais Roosevelt e Ceres Murad juntamente com Elizabeth Rodrigues estão nos preparativos finais para a apresentação da ópera A Flauta Mágica, a ser encenada sábado, dia 24, pelos alunos da alfabetização do Colégio Dom Bosco

Tática errada
O Brasil, há quase três séculos, era mero fornecedor de riquezas naturais e minerais para Portugal, recebendo em troca poucos bens de valor agregado. Hoje, não mudou muito. Exportamos, sobretudo para a China, produtos essenciais como petróleo, ferro e soja. Importamos montoeira de quinquilharias, pagando preços de produtos de alto valor agregado. Aliás, muitos perguntam o motivo pelo qual o Brasil não exporta produtos de maior valor agregado, como eletrônicos, automóveis, computadores e softwares. É visível: os preços não conseguem competir no mercado mundial, a começar pela alta tributação.

A Flauta Mágica
Na metodologia de vanguarda criada pela educadora Ceres Murad para alfabetizar com mais intensidade e qualidade as turmas do seu Colégio Dom Bosco, a ópera e suas artes – música, drama, dança, literatura e poesia - são utilizadas como porta de entrada para despertar o pensamento crítico, estimulação emocional e intelectual que se refletem na alta qualidade do processo de ensino - aprendizagem da leitura e da escrita.
O resultado é a produção de textos com mais significado, criticidade e visão de mundo ampliada que estão reunido em um livro de reescrita narrativa do libreto da ópera estudada produzido pelos alunos após sua alfabetização.

A Flauta Mágica 2
E após um ano vivenciando esse rico processo, a culminância do projeto que é pioneiro e premiado nacionalmente, é a encenação da ópera pelas turmas da Alfabetização.
Eles dançam, tocam e representam a ópera estudada em um espetáculo protagonizado com esmero pelos pequenos aprendizes e que ganha ares de super produção com os belos cenários criados pelo arquiteto Roosevelt Murad.
Em 2018, ao completar 21 anos de existência, o projeto Ópera para Todos, concebido e dirigido por Ceres Murad – e tendo como seu braço direito a educadora e diretora do Dom Bosco Raíssa Murad – levará ao palco do Ginásio Luiz Pinho Rodrigues uma das óperas mais influentes da história, A Flauta Mágica, de Mozart.

A Flauta Mágica 3
Repleta de simbolismos, A Flauta Mágica mostra o Príncipe Tamino e o caçador de pássaros Papagueno atendendo ao apelo da Rainha da Noite, para tentar resgatar a princesa Pamina, sequestrada e presa em um castelo.
Para cumprir essa missão, Tamino e Papagueno recebem da Rainha da Noite um carrilhão e uma flauta, ambos mágicos.
Criada por Mozart em seu último ano de vida (1791) A Flauta Mágica foi responsável por democratizar a música erudita da época, sendo aplaudida por uma enorme plateia de plebeus, em um teatro do subúrbio vienense.

A Flauta Mágica 4
Assim como Mozart democratizou a ópera em seu tempo com A Flauta Mágica, há 21 anos Ceres Murad e sua equipe do Colégio Dom Bosco democratizam a ópera entre os maranhenses, formando novas plateias para essa que é a mais emocionante e mais completa das artes.
Detalhe: os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos no Colégio Dom Bosco, com toda a renda revertida para projetos sociais apoiados pela escola, a exemplo da escola comunitária Áurea Faria, na Divinéia, e cujos alunos também integram o elenco dessa montagem.
Um espetáculo fantástico, para todas as idades e que terá bis no próximo dia 1° de dezembro, com apresentação aberta ao público na Praça Maria Aragão, graças aos recursos oriundos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Resposta ao Terno
O livro “Resposta ao Terno”, do escritor e advogado maranhense Daniel Blume de Almeida está colecionando reconhecimento nacional e internacional. Ele acaba de ter o seu nome anunciado como vencedor do “Prêmio Moacyr Félix” 2018, da União Brasileira de Escritores, na categoria Poesia. A poesia de Daniel também recebeu versões em francês e italiano, com lançamento na “Feira Internacional do Livro de 2019” na cidade de Genebra, na Suíça.

TRIVIAL VARIADO
Teresa Martins dedica esta semana às confirmações dos nossos convidados para o Baile Mágico, a grande confraternização de fim de ano comemorativa de mais um ano de circulação do caderno PH Revista.

Em tempo: tudo indica que essa noite de traje Passeio Completo e gente do maior charme desta cidade e convidados de outros estados será uma noite inesquecível de charme, beleza, elegância, glamour e um toque internacional na música, no serviço e na decoração.

O Palazzo Eventos é maior espaço de festas da cidade, mas assim mesmo não comporta todas as pessoas que gostaríamos de reunir no Baile Mágico. Desse modo, tivemos que reduzir a lista de eleitos para viver com mais conforto esse momento único de nossa vida social.

O rompimento do programa Mais Médicos começa a ganhar espaços em rádios e jornais dos Estados Unidos. Aguardam apenas que alguns dos cubanos peçam asilo político para enviar repórteres para o Brasil.

Em tempo: o Paraguai rejeitou a contratação de médicos cubanos para atuação naquele país. Segundo o reitor da Faculdade de Medicina Nacional do Paraguay, Aníbal Filartiga, “médicos cubanos têm habilidades e conhecimentos de uma licenciatura em Enfermagem”.

A Confederação Nacional dos Municípios fizeram a última mobilização de 2018 em Brasília. Prefeitos reforçaram a pauta nos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Insistentes, não entenderam ainda o que é a lei do mais forte.

Os 402 bilhões de reais que o governo federal já pagou de juros para rolar sua dívida, desde janeiro deste ano, permitiriam a construção de
383 mil escolas no País.

Houve tempo em que a Esplanada em Brasília não conseguia abrigar sequer a terça parte dos ministérios. Não significou mais eficiência. Apenas custos maiores com uma engrenagem burocrática que se perdeu no próprio tamanho desmesurado.

Consta que Diógenes vagava pelas ruas de Atenas, na antiga Grécia, com uma lanterna procurando a verdade. Se fizesse o mesmo em São Luís, apagaria para economizar, diante dos aumentos frequentes da Cemar.

Eleitos começam a preparar discursos de posse. Recorrem a manuais e leem: é preciso sintetizar uma ideia sem botar fora mil palavras.

Todas as atenções da sociedade maranhense estão voltadas, esta semana, para o Baile de Gala Gratitude, evento solidário do Grupo Mirante que acontece quinta-feira no Hotel Luzeiros. Traje passeio.

No capitulo: vale lembrar que as organizadores Maria Adriana e Maria Fernanda Sarney juntamente com Rafaela Albuquerque programaram uma noite com muitas atrações musicais e uma mordomia
dos deuses.

DE RELANCE

A História vai julgar
O governo de Michel Temer, que foi competente para tirar em dois anos o País da maior crise da sua história (superior ao “crash” de 1929), não foi, no entanto, competente para traduzir aos brasileiros a dimensão dessa tarefa. Na oportunidade que teve para explicar esses êxitos, o período das eleições presidenciais, o candidato de seu partido, Henrique Meirelles, preferiu descolar dessas realizações e acabou colhendo um rotundo fracasso. Foram medidas impopulares mas necessárias e eficazes para enfrentar a crise. A Fundação Ulysses Guimarães – braço de estudos políticos do MDB – produziu um documento minucioso sobre esse período. Agora, o julgamento do governo fica pra a História.

Feira do Livro
Dentro da programação da 12ª Feira do Livro de São Luís, estão inseridos outros eventos como o I Encontro FeliS/UBE de Escritores Maranhenses, a Feira SLZ Preta e o X Seminário de Políticas Públicas de Bibliotecas, Leitura e Informação, além de atividades externas realizadas em hospitais, asilos e casas de apoio e escolas.

Feira do Livro 2
A 12ª FeliS segue até o dia 25 de novembro no Multicenter Sebrae. Realizada pela Prefeitura de São Luís, essa é a sexta edição organizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Educação (Semed), numa correalização com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Maranhão.

Sem contestação
O jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba, critica a posição do futuro governo brasileiro, que levou ao rompimento do Programa Mais Médicos. Como os jornalistas de oposição fugiram da ilha ou estão presos, fica valendo a versão oficial de quem está há 59 anos no poder.

Samba do Quinto
Sábado, a Turma do Quinto escolheu seu samba-enredo para o Carnaval de 2019. A proposta vencedora foi a parceria de Silvio Rayol, Camarão Mendes, Philippe Sapuca e Valmir Sales. A azul e branco levará para avenida uma temática mergulhada na cultura popular maranhense e cheia de possibilidades: “Alcântara Divina: o cantar de cantarias”.

Calamidade
A situação é tão grave que ocorrerá nos dias 22 e 23 deste mês, em Quito, a segunda reunião técnica internacional sobre a fuga de venezuelanos de seu país. A primeira foi em setembro. Mesmo tendo uma das maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela enfrenta taxa de inflação incontrolável e não consegue resolver o abastecimento de remédios e alimentos. Seu ditador tranquiliza, dizendo que “não há problema” e que “está tudo bem”. Bem para ele e seus protegidos.

Decide e não pede
É prática consagrada, desde os menores municípios até os altos escalões da República. Uma vez eleitos, prefeitos, governadores e presidente da República enviam aos dirigentes partidários a lista de secretarias e ministérios para que sejam indicados os afilhados. Jair Bolsonaro, até aqui, rompe com a regra. Nem o seu PSL está aquinhoado como esperava. Há silêncio nos bastidores, mas cresce a expectativa se virá reação.

Sem fundo e motivo
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado acaba de aprovar projeto que estabelece novas regras para o pagamento com cheques. Quase que obriga os comerciantes a aceitá-los. Suas Excelências, distantes do ramo, desconhecem os tipos, entre muitos outros, que circulam: “cheque-borracha” (bate no caixa do banco e volta), “cheque-boemia” (aqui me tens de regresso), “Sibéria” (é muito frio) e “Atleta” (quem recebe precisa sair correndo para receber).

Para escrever na pedra:
“Quando você admite a ignorância, está abrindo a porta da sabedoria”. De Sócrates.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.