COLUNA

Falando sozinho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é um homem persistente. Isso não se pode negar.
Desde a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente da República, o comunista tenta, de todas as formas, provocar o capitão reformado do Exército Brasileiro. São postagens quase diárias nas redes sociais atacando o vencedor das eleições.
Na mais recente delas, de ontem, Dino fez uma juvenil comparação entre sua cerimônia de posse e a de Bolsonaro.
Os objetivos - pelo menos dois deles - parecem claros: o governador quer, primeiro, obter alguma resposta, seja ela qual for, para poder dizer que está no debate nacional; e, ainda, prepara o terreno para que, em caso de alguma decisão do Governo Federal ruim para a sua gestão, ele possa dizer que está sendo perseguido por fazer críticas ao presidente.
Entre os seus próprios seguidores, a estratégia não tem surtido efeito. Basta ver a quantidade de críticas que Flávio Dino tem recebido nas suas próprias redes por causa da sua postura de líder estudantil.
E assim, o governador maranhense segue em sua saga, falando sozinho.

Mudanças
Seguem as conversas de bastidores sobre possíveis mudanças na equipe do governador Flávio Dino (PCdoB).
A mais nova delas aponta para a saída de Larissa Abdalla do Detran-MA. Ela seria substituída na pasta pelo Coronel Pereira, ex-comandante-geral da PMMA.
Abdalla, então, seria deslocada para o Procon-MA, atualmente presidido por Karen Barros. Aliado da atual diretora do Detran, o senador eleito Weverton Rocha nega o troca-troca.

Sem rumo
Por falar em mudanças, quem ainda não sabe que rumo tomará é o deputado estadual Rogério Cafeteria (DEM).
Atual líder do governo na Assembleia, ele segue sendo chamado para tratar de assuntos da gestão no Palácio dos Leões.
E existe expectativa de que ele assuma alguma secretaria estadual a partir de janeiro. Ainda não se sabe qual, no entanto.

Preparativos
Presidente eleito, o vereador Osmar Filho (PDT) começa a organizar os preparativos para chefiar a Câmara Municipal em janeiro do ano que vem.
A menos de dois meses da posse, o pedetista tem dito a aliados que vai comandar uma gestão arrojada e moderna.
Segundo o parlamentar, ele priorizará pautas como infraestrutura, saúde, lazer e esporte. E destaca o fato de que estará à frente da Casa nos seus 400 anos de existência.

Acidente
A família de uma funcionária pública estadual anda preocupada depois de ela ter se envolvido em um acidente automobilístico em São Luís.
O carro da mulher foi batido por um homem aparentemente embriagado e ela teve sérias lesões no baço e pâncreas. No dia da ocorrência, o condutor que causou o acidente assumiu a culpa.
Passados alguns dias, contam os familiares, ele tem imposto dificuldades para arcar com os danos. E como é irmão de um secretário de Estado, parece usar de influência política para eximir-se de responsabilidade.

Intolerância
O ativista das causas LGBTs e produtor cultural Carlos Garcia foi vítima da intolerância do próprio grupo que defende por causa do seu posicionamento político.
Garcia votou em Jair Bolsonaro e é filiado ao Partido Social Liberal (PSL), o mesmo pelo qual o deputado federal e capitão reformado do Exército brasileiro se elegeu presidente da República.
Numa postagem em rede social anunciando uma festa, ele acabou atacado por seguidores, que o acusaram de “ganhar dinheiro com festa para LGBT” mas apoiar “um candidato homofóbico”.

Improbidade
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa (PCdoB).
Ele é acusado de omitir informações sobre o aluguel de um imóvel do vereador Raimundo da Rodoviária, em nome de outra pessoa.
A ação foi formulada pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça de Barra do Corda, Guaracy Martins Figueiredo, a partir de representação dos vereadores Marinilda Barbalho, Francisco Oliveira, Doracy Silva e Maria das Graças Sousa.

DE OLHO

20% é até quanto médicos estimam que podem chegar os cortes nos valores de plantões em unidade do interior do Maranhão, após edição de portaria da SES.

E MAIS

• O governo Flávio Dino (PCdoB) quer culpar o presidente Michel Temer (MDB) pela redução do valor dos plantões de médicos no interior do Maranhão.

• Ex-secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, não deve mesmo ser chamado de volta ao governo depois de não ter conseguido eleger-se deputado federal.

• Esquenta a briga pelo comando da OAB-MA a 20 dias para a eleição; na ponta, o atual presidente, Thiago Diaz. Carlos Brissac e Sâmara Braúna disputam cabeça a cabeça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.