Chegou a hora!

Às vésperas do Enem, estudantes revisam conteúdos para um bom desempenho

Finados também foi dia de salas lotadas na capital; neste sábado (3), dentro de projeto do Grupo Mirante, haverá Aulão; no Maranhão, por causa do Horário de Verão, portões fecham às 12h

Daniel Júnior/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Estudantes atentos à aula com conteúdo voltado para as provas do Enem, nesta sexta, Dia de Finados
Estudantes atentos à aula com conteúdo voltado para as provas do Enem, nesta sexta, Dia de Finados (Enem alunos cursino Cohama)

SÃO LUÍS - Às vésperas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nem mesmo o feriado do Dia de Finados fez com que os estudantes faltassem às aulas de revisões em cursinhos preparatórios de São Luís. Em uma unidade de ensino no bairro Cohama, por exemplo, O Estado constatou, na manhã desta sexta-feira (2), que as salas estavam lotadas.

Felipe Gabriel Pereira Martins, de 19 anos, era um desses estudantes. O jovem está se preparando para conseguir uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Descansar eu só vou depois que fizer a prova e saber que consegui a vaga. Por enquanto, não importa feriado. O negócio é estudar, aproveitar ao máximo. Essas revisões são muito importantes para assimilar todos os conteúdos que foram passados durante o curso. Estou com uma expectativa boa, de que terei bom resultado, pois estudei muito e o curso também ajudou”, relatou Martins, que deu a entrevista e voltou correndo à sala de aula.

As provas do Enem serão aplicadas em todo o país nos domingos, dias 4 e 11 de novembro. Os alunos devem ficar atentos para não se atrasar. No Maranhão, por causa do Horário de Verão, os portões serão fechados às 12h.

O professor Marques Luís de Carvalho Lima destacou a importância das aulas de revisão e do encontro entre professores e estudantes nesta reta final. “A tensão aumenta muito neste período que antecede o Enem. Muitos alunos têm o receio de não conseguir uma boa nota, até porque as provas só acontecem uma vez no ano. É uma única oportunidade. Então nosso papel, como professor, é passar o conteúdo de forma direta e objetiva e conscientizá-los que vão conseguir, sim, fazer uma pontuação boa. A família também tem que ter cuidado para não pressionar e causar mais desgaste emocional”, explicou Lima.

Aulão presencial

E para dirimir todas as dúvidas, neste sábado (3), das 8h às 12h, haverá Aulão presencial. Será ministrado no Cinesytem do Rio Anil Shopping. As inscrições, 450 ao todo, estão encerradas. A iniciativa integra o projeto Revisão Enem, do Grupo Mirante, que está levando conteúdo diferenciado a estudantes em diversas plataformas.

Assim, videoaulas estão sendo disponibilizadas no Imirante.com; audioaulas na Rádio Mirante AM; videos com dicas para obter bom desempenho, na TV O Estado; além de questões comentadas e outras informações no Avance Revisão Enem, encartado nesta edição de O Estado.

E vale ressaltar: no sábado (10), haverá outro Aulão presencial, também das 8h às 12h, no Cinesytem do Rio Anil Shopping.

Fique por dentro

- Neste domingo (4), os candidatos farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

- Os portões, por causa do Horário de Verão, serão fechados às 12h.

- No domingo (11), serão aplicadas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

NÚMEROS

6.774.891

alunos se inscreveram e 5.513.662 (81,3%) confirmaram presença nas provas do Enem no Brasil, conforme o Ministério da Educação

216.755

estudantes estão inscritos para fazer o Enem no Maranhão este ano

Fonte: Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

100% da frota de ônibus circulará neste domingo

Como apoio à realização do processo seletivo do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informou que vai reforçar o disciplinamento e ordenamento do trânsito em vários pontos estratégicos e de maior fluxo durante o acesso de estudantes aos locais de prova. Além da ação no trânsito, a Prefeitura de São Luís também autorizou, por meio de portaria, a circulação integral da frota de ônibus urbano da capital. A ação, que segue orientação do prefeito Edivaldo, será realizada durante os dois domingos de prova, dias 4 e 11 de novembro.

Para a efetivação das ações de trânsito a SMTT disponibilizará um total de 60 agentes de trânsito, 15 motos e 11 viaturas nos dois dias do certame. As motocicletas serão utilizadas para chegar com agilidade aos locais de difícil acesso em decorrência de possíveis colisões e bloqueios viários.

Serão reforçadas, nos dias do Enem, as linhas de ônibus Campus/Terminal Praia Grande, Campus/Praça Deodoro, Uema/Ipase e Terminal/BR-135, garantindo assim o deslocamento dos candidatos. As empresas do Sistema de Transporte Urbano de São Luís deverão operar nos dias 4 e 11 de novembro, nas faixas de horários das 7h às 11h e das 14h às 18h, com frota total operante programada para os dias úteis.

A operação de trânsito será realizada com a intensificação do disciplinamento e orientação dos condutores, destacando as intervenções em rotatórias, bloqueio de conversões e retornos, liberação de áreas de embarque e desembarque, regularização e orientação de estacionamentos, além de ações para garantir a preferencial do fluxo no sentido das instituições de ensino, locais de realização do Enem.

Ações
A Prefeitura fará ações em pontos como Avenida Jerônimo de Albuquerque (elevado da Cohama, rotatória da Cohab); avenidas São Luís Rei de França (Faculdade Pitágoras/Fama) e São Sebastião; cruzamento da Forquilha com Cruzeiro do Anil; cruzamento do Parque Vitória, Posto Natureza; rotatória da Polícia Militar (Calhau); rotatória Avenida dos Holandeses com a Avenida Daniel de La Touche; Ceuma Anil; UNDB; Canto da Fabril; cabeceira da Ponte São Francisco; CEST (Anil); Cintra; e pontos estratégicos no Centro.

De acordo com o superintendente de trânsito da SMTT, Rodrigo Fonseca, locais não citados nesta lista podem ser inseridos de acordo com a necessidade. "As equipes de apoio de fiscalização de trânsito estarão a postos para intervir conforme a demanda e gerar fluidez no trânsito. Alertamos aos candidatos que façam o deslocamento com antecedência, evitando possíveis atrasos e transtornos na via pública", enfatizou Rodrigo Fonseca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.