Meio Ambiente

Semana da Sustentabilidade traz novidades aos visitantes

Evento teve abertura ontem e apresentou variadas questões, dentro da temática abordada, ao público que assistiu à palestra sobre “Energia e economia”

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

[e-s001]Com uma estrutura tomada pelo verde, sustentável, com materiais reaproveitados de outros eventos, repaginadas por meio de uma releitura do artista contemporâneo Gil Leros, a fim de apresentar ao público, ainda, um pouco da fauna, flora e, não menos importante, os atuais problemas ambientais que podem ser combatidos pela população, a Semana de Sustentabilidade, sob a temática Conhecer para conscientizar, uma promoção da TV Mirante, teve sua abertura ontem (1º), na praça de eventos do Shopping da Ilha. O primeiro dia contou com a palestra do diretor executivo da Envolverde, Dal Marcondes, sob o tema central “Energia e economia”

Os estandes que compõem o cenário abordam questões de sustentabilidade, a fim de mostrar a realidade da biodiversidade, que está comprometida por muitos feitos também da própria população, que pouco conhece, se dá conta dos erros e repensa seus atos para mudar uma realidade auto-prejudicial, como tratou o tema da palestra central de abertura do evento, sobre a necessidade de se utilizar de fontes renováveis de energia, a fim de extinguir o tradicional consumo que degrada a natureza e custa mais caro ao bolso dos consumidores.

Os parceiros da TV Mirante nessa edição, corporativas sustentáveis como Vale, Omega Energia, São Luís Engenharia Ambiental e Alumar, foram os responsáveis pelas temáticas discutidas e apresentadas ao público nos stands, que abordaram desde o descarte incorreto do lixo, mostrando também os seus impactos, até situações mais graves, como a extinção de espécies, de mangues, e de tantas outras riquezas por causa das ações impensadas do homem.

“Este ano a gente propõe um formato diferente, com palestras, oficinas, com uma ambientação de material reaproveitado que demorariam para se decompor a fim de mostrar para os visitantes que é possível reutilizar determinados produtos e que eles podem se tornar de grande utilidade. Os estandes, montados pelos nossos parceiros, apresentam essa possibilidade sustentável e consciente”, declarou o gerente de marketing do Grupo Mirante, Gustavo Santana.

Oficinas
O evento também conta com variadas oficinas que serão ministradas até o dia 4, que vão desde o reaproveitamento de alimentos e materiais descartados no cotidiano, como cds, jornais, lâmpadas e rolos de papel filme, ao consumo consciente de produtos do dia a dia, tudo para manter um ambiente mais saudável e sustentável para o bem-estar da cidade e seus habitantes, os mais prejudicados meio à poluição e degradação do meio ambiente.

Ontem, que visitou o espaço pôde aprender com a oficina de porta-guardanapos natalino feito com rolo de papel filme e ministrado por Cíntia Rodrigues; oficina de miniparelha de Tambor de Crioula, com Elzira Sampaio, degustação e aproveitamento integral de alimentos e oficina de estojo de garrafinha PET, promovidos pelo Sesi.

Foco do evento
O evento deste ano gira em torno do consumo sustentável e pretende promover a autorreflexão a cada um de seus visitantes, como as seis perguntas adotadas para se entender melhor as consequências do consumo irregular. Por meio de algumas escolhas cotidianas, ele pode contribuir para reduzir os impactos negativos no meio ambiente, na economia, na sociedade e no próprio bem-estar da população.

[e-s001]Palestra
O jornalista, graduado pela Escola de Comunicação e Artes e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Dal Marcondes, proferiu na noite de ontem (1o) no Shopping da Ilha palestra – organizada pela Omega Energia – sobre como associar produção energética, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. O evento encerrou o primeiro dia de atividades da Semana da Sustentabilidade, realizada pela TV Mirante - com a ajuda dos parceiros Vale, Omega Energia, São Luís Engenharia Ambiental, Alumar e Shopping da Ilha - até o próximo domingo (4).

A O Estado, Marcondes – com passagens por veículos de imprensa conhecidos do país – disse que a sustentabilidade é um tema de suma importância. “Discutir neste momento da história é fundamental. As empresas podem e devem apostar em projetos que associem desenvolvimento econômico e ações de sustentação ambiental".

Para ele, uma das prioridades do tema é entender os fundamentos das relações de consumo. "A relação não começa com a compra e termina com o descarte do produto. O nosso vínculo com este produto começa com o entendimento de sua utilidade e com a consciência de que um descarte indevido gera impactos nocivos e permanentes para o meio ambiente".


PERGUNTAS DO CONSUMO CONSCIENTE

POR QUE COMPRAR?
A prática do consumo consciente começa com a análise da necessidade do produto ou do serviço que se vai consumir. Por que comprar? Eu realmente preciso comprar ou estou sendo levado pelo impulso do momento? Preciso comprar mais ou já tenho o suficiente? Somos bombardeados diariamente com propagandas e promoções, que nos induzem ao consumo. Mas é preciso pensar sobre o que motiva essa compra: uma real necessidade ou um desejo irracional?
Antes de fazer a compra, pense se há alternativas a ela, como reaproveitar algo que já tenha em casa, fazer uma troca com alguém, pegar um item emprestado ou reformar.
O QUE COMPRAR?
Pense sobre quais as especificações e funcionalidades que você realmente precisa no produto para atender à sua necessidade, evitando ser atraído por elementos que não serão úteis no uso que você fará do produto. É importante levar em consideração critérios como a qualidade, a durabilidade e a segurança do produto, além do seu preço.
COMO COMPRAR?
Vai comprar à vista ou a prazo? Muitas vezes, são oferecidos descontos se a compra for feita à vista – aproveite isso, se for possível. Se não for possível comprar à vista e for comprar parcelado, é importante analisar não só o tamanho da prestação e se ela cabe no seu bolso, mas também olhar as taxas de juros do crediário, do cartão de crédito ou do cheque especial. Avalie o custo/benefício do que vai comprar também é importante. Não se esqueça que o dinheiro é um fruto do seu trabalho e, portanto, do uso de seu tempo.
DE QUEM COMPRAR?
Sempre que puder, acompanhe notícias de fontes confiáveis e tente descobrir informações sobre a produção: se há cuidado no uso dos recursos naturais, se os funcionários são bem tratados, se há respeito à comunidade local, se há preocupação com a conservação do meio ambiente. Desta forma, o consumidor mostra que seu poder de compra permite valorizar as empresas que cuidam melhor da sociedade e do meio ambiente.
COMO USAR?
O consumo consciente não termina quando você faz o pagamento. Quando você leva o produto para casa, é preciso dar uma vida longa a ele. Para isso, é preciso que ele seja bem cuidado, guardado, manipulado e usado, de forma a não ser danificado. É um grande desafio estender ao máximo a vida útil do que compramos.
COMO DESCARTAR?
Avalie antes de descartar qualquer produto. Caixas e embalagens podem ter outra utilidade, roupas antigas podem ser adaptadas, móveis reformados e eletrodomésticos consertados, além de poderem ser doados ou trocados. Quando realmente o produto tiver sido explorado ao máximo, é preciso fazer um descarte adequado, reduzindo ao máximo os impactos negativos na sociedade e no meio ambiente.

Programação

Sexta-feira (02/11)

Espaço Mirante
14h – oficina de enfeites natalinos de porta feitos com CD (Jaqueline Fonseca)
16h – oficina de bonequinhos de natal feitos de lâmpada (Cíntia Sampaio)
Palco
Cidadão Sustentável (São Luís Engenharia)

Sábado (03/11)
Espaço Mirante
14h – oficina de anjos feitos de leque de jornal (Jaqueline Fonseca)
16h – oficina de descanso de panela com tampinha de garrafa (Elzira Sampaio)
Espaço Vale
18h – oficina de plantio de hortaliças
18h30h – oficina de presilhas de cabelo
Espaço Alumar
18h – oficina de artesanato com fibra de buriti – porta moeda
Palco
18h – Bate-papo sobre Economia de baixo carbono com Evaldo Silva – Supervisor de Meio Ambiente do Maranhão

Domingo (04/11)
Espaço Mirante

14h – oficina de porta controle com caixas de leite – Patrícia Menezes
16h – oficina de bonecas – Projeto Acolher
Espaço Vale
18h – oficina de plantio de hortaliças
18h30h – oficina de presilhas de cabelo
Espaço Alumar
17h – oficina de artesanato com fibra de buriti – porta moeda
Palco
17h – bate-papo sobre Moda
“Presença do Lar de José, com a venda de vassouras PET”

Na abertura da Semana da Sustentabilidade, novidades recepcionam os visitantes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.