Eleições 2018

Urnas com problemas técnicos não afetaram o dia de votação

Dirigentes do TRE descartaram qualquer ato que violasse a isenção e bom andamento do pleito; eleitores reclamaram da pouca frota de ônibus

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Coletiva do TRE atestou a tranquilidade no pleito
Coletiva do TRE atestou a tranquilidade no pleito (COLETIVA TRE)

SÃO LUÍS- As cinco urnas - que até o meio-dia de ontem (28) apresentaram problemas técnicos na Grande Ilha - não afetaram a segurança, isenção e o bom andamento das eleições. Foi o que garantiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) durante coletiva realizada horas após o início da votação na Região Metropolitana. De acordo com a Corte, com base em informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), não foram registrados crimes ligados à votação nos quatro municípios da Ilha.

A O Estado, o presidente do TRE, desembargador Ricardo Duailibe, fez um balanço das votações. Segundo ele, das cinco urnas com problemas, quatro foram substituídas. Outra urna precisou apenas ter o sistema reiniciado. Ainda de acordo com o desembargador, do total de urnas com problemas, quatro seriam instaladas na 2ª Zona Eleitoral. “Apesar destes problemas, não houve qualquer problema no andamento do pleito. Quero ressaltar ainda que estes problemas não tem relação com fraudes ou problemas do gênero. Apenas foram defeitos de um equipamento que, por ser eletrônico, estão sujeitos a este tipo de situação”, disse.

De acordo com o presidente do TRE, o número de urnas com problemas foi considerado pequeno já que, em todo o estado, 19.752 urnas foram utilizadas. “Pela quantidade de urnas eletrônicas, tivemos um baixo número de problemas o que somente reforça, inclusive, o importante trabalho do setor técnico do tribunal que conseguiu disponibilizar equipamentos confiáveis”, disse Duailibe.

Ainda segundo o tribunal, até o fechamento desta edição, nenhuma seção eleitoral precisou da votação manual. “Ou seja, nenhum eleitor foi prejudicado por problemas técnicos na urna”, afirmou Tyrone Silva, corregedor regional eleitoral do TRE do Maranhão.

Coletiva
Na coletiva, representantes da cúpula de segurança pública também informaram que, nos quatro municípios da Grande Ilha, não houve ocorrência de crime eleitoral. Tropas federais - por autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - atuaram na Ilha. O órgão não informou quantos homens foram designados para atuar nas seções da Região Metropolitana.

Trânsito e poucos ônibus

Apesar da eleição, o trânsito nas principais ruas e avenidas da capital maranhense durante a votação do segundo turno fluiu normalmente. Nenhum ponto de engarrafamento foi registrado. Em contrapartida, usuários do transporte coletivo tiveram que esperar por vários minutos por um coletivo, apesar da promessa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de que cem por cento dos ônibus circulariam normalmente.

Na avenida Casemiro Júnior, no Anil, em pelo menos dois abrigos era grande a quantidade de usuários na manhã de ontem (28). A grande quantidade de usuários também foi vista no Terminal de Integração da Cohab.

Eleição na Ilha também foi marcada pela inclusão

A eleição na Ilha, neste segundo turno, garantiu o exercício do direito de voto a 477 pessoas com deficiência que declararam ter algum tipo de limitação à Justiça Eleitoral. Deficientes físicos e visuais puderam votar enfrentando poucos problemas. De acordo com o TRE, a inclusão deste público faz parte de uma obrigação vigente e constitucional.

Um dos 97 cegos que aptos a votar ontem (28) foi o estudante de 22 anos Ezequiel Felipe da Silva. Ele, acompanhado do pai, Benedito de Ribamar Pereira da Silva, de 54 anos, chegou à seção na cidade de São José de Ribamar por volta das 9h. Ele exerceu seu direito de prioridade e não enfrentou filas. “Sempre fiz e faço questão de votar”, disse. Ele contou ainda não enxerga desde o nascimento e, mesmo assim, com a propagação de informações por meio das redes sociais, escolheu um candidato a partir de suas convicções.

“Analisei os dois candidatos e pude escolher aquele que, penso, vai nos atender da melhor forma”, disse.
Ainda de acordo com dados do TRE, 39 pessoas com deficiência auditiva estavam aptas a votar ontem. Outras nove pessoas, por diferentes razões, declararam no ato de inscrição eleitoral que teriam algum tipo de “dificuldade para o exercício do voto”. Segundo o tribunal, 189 pessoas votaram na Ilha neste domingo com algum tipo de limitação física.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.