Saúde

29 de Outubro é o Dia Mundial do AVC Infantil

O AVC na infância, no bebê ainda durante a gestação, e nos primeiros meses de vida, existe e precisa de maior atenção para promover o diagnóstico precoce e o tratamento adequado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Uma em cada 3 a 4 mil crianças pode ter AVC
Uma em cada 3 a 4 mil crianças pode ter AVC (avc infantil)

São Paulo - Nesta segunda-feira, 29, o Brasil junta-se a dezenas de outros países para uma campanha de conscientização de grande importância. Trata-se do Dia Mundial do AVC Infantil, que no Brasil é coordenado pela ONG Nossa Casa, primeira plataforma nacional destinada a traduzir o conhecimento científico sobre a Paralisia Cerebral e o AVC Infantil; e pelo ANVIA, grupo de pesquisa da UNICAMP que investiga Anormalidades Neurovasculares na Infância e Adolescência.

As duas organizações se unem para conscientizar profissionais e a população sobre os conhecimentos referentes ao AVC na Infância e Adolescência. O objetivo primordial está direcionado ao diagnóstico precoce, a tratamentos eficientes, além do alerta sobre a prevenção de recidivas do AVC na criança.

“Uma em cada 3 a 4 mil crianças pode ter AVC e metade destas desenvolve, ao longo da vida, anormalidades cognitivas e motoras”, explica a médica Maria Valeriana Leme de Moura Ribeiro, neuropediatra líder da ANVIA e também integrante da Nossa Casa. “Além disso, 1/3 delas estão sujeitas a recorrências”.

Um dos problemas referentes à condição é a subvalorização do diagnóstico em lactentes, pré-escolares e escolares, fator que resulta em prejuízo clínico e neurológico a médio e longo prazo. Nos serviços de Pronto Atendimento Hospitalar, Pronto Socorro, UTI Infantil e UTI Neonatal, aproximadamente 40% das crianças com AVC não tem confirmação do diagnóstico por imagem, o que acarreta elevado custo e desgaste emocional dos familiares e cuidadores.

Como esclarece Maria Valeriana, “São muitos os fatores de risco a serem observados, do ponto de vista clínico, nas crianças em todas as idades. E é importante realçar a possibilidade de AVC no feto, decorrente de anormalidades gestacionais. Os conhecimentos referentes ao AVC na infância se mantêm subvalorizados entre os profissionais de saúde".

O Dia Mundial do AVC Infantil, celebrado neste 29 de outubro, é um passo importante para a conscientização dos profissionais de saúde e da população em geral, diante de condição tão importante que atinge um grande número de crianças, impactando suas vidas, as de seus familiares e a sociedade de maneira geral. Todos os esforços voltados à prevenção do AVC na infância em grupos de riscos e para o diagnóstico ser realizado precocemente valem muito a pena.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.