Estatística da saúde

2.416 internações por AVC registradas no 1º semestre no Maranhão

Dado é do Ministério da Saúde, com base em levantamento feito pelo órgão; ludovicenses tentam viver com as limitações trazidas pela doença

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Vítima de AVC, Maria do Rosário precisa do auxílio da bengala para se locomover e ainda tem problemas na fala
Vítima de AVC, Maria do Rosário precisa do auxílio da bengala para se locomover e ainda tem problemas na fala (avc)

A vida de Maria do Rosário Menezes começou a mudar há três décadas. Ao assistir a um programa católico em sua residência, no bairro São Francisco, em São Luís, ela começou a sentir um formigamento na face. Era o sinal do Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a acometeu nesse período. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que o Maranhão é o quarto da Região Nordeste em número de internações causadas pela doença. Segundo a pasta, somente no primeiro semestre deste ano, foram 2.416 pessoas que precisaram de assistência hospitalar por causa do acidente.

De acordo com o levantamento da pasta, o estado é superado no quesito apenas por Bahia (5.677 internações), Pernambuco (5.464 internações) e Ceará (3.177 internações). Considerando o período analisado, foram 13 internações no período por dia de pessoas que apresentaram sintomas e/ou quadro de saúde de AVC.

Além de formigamento na face, outros sintomas apontados do AVC são: dores fortes de cabeça e dificuldade de permanecer sentado e/ou em pé. Como consequência, o acidente cerebral pode causar paralisia em um dos lados do corpo e fala embolada que pode ser parcialmente superada com rotinas de hidro e, principalmente, fisioterapia.

Foi o que aconteceu com Maria do Rosário Menezes. Nos últimos anos, a agora aposentada de 75 anos precisou recorrer à ajuda médica para ter uma vida minimamente saudável. Ela precisa da ajuda de familiares e de uma bengala para se locomover, por exemplo, em sua residência. “Eu consigo ainda fazer as minhas coisas, mas claro que a vida muda bastante”, disse.

Ela, que ainda se expressa oralmente com certa dificuldade, disse a O Estado que – antes do AVC – não havia sentido qualquer sinal da doença. “Levava uma vida plenamente saudável e, por causa disso, precisei mudar minhas rotinas”, afirmou. A aposentada contou ainda que levava uma vida marcada por forte estresse antes do AVC. “Fazia de tudo para cuidar das encomendas como costureira. Não sentia nada quando, de repente, tudo mudou”, afirmou.

Dicas
Ainda de acordo com o MS, o AVC deve ser sempre tratado como uma emergência médica, mesmo que todos os sintomas sejam considerados transitórios. O principal objetivo do atendimento é direcionar o paciente para que o hospital faça, preliminarmente, o atendimento prévio (que compreende os centros de saúde, UPAs e serviços 24 horas de urgência) para, em seguida, encaminhá-lo a uma unidade de estrutura complexa.

RANKING

Internações por AVC
Bahia – 5.677 internações
Pernambuco – 5.464
Ceará – 3.177
Maranhão – 2.416
Piauí – 1.550
Alagoas – 1.143
Paraíba – 708
Rio Grande do Norte – 662
Sergipe – 532

Fonte: Ministério da Saúde

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.