Diplomacia

Casa Branca convida Putin para visita oficial a Washington

Convite de conselheiro de Segurança Nacional vem após convite em julho ter sido postergado por conta de críticas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

GEÓRGIA - A Casa Branca convidou formalmente para uma visita a Washington o presidente russo, Vladmir Putin , informou na sexta-feira,27, o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton, retomando uma ideia que fora postergada em julho devido à indignação gerada nos EUA sobre um possível encontro.

O presidente Donald Trump participou neste ano de uma cúpula com Putin em Helsinque, convidando o mandatário russo para uma visita oficial. O encontro, no entanto, foi cancelado depois que Trump foi criticado por ser supostamente muito tolerante com o Kremlin.

"Convidamos o presidente Putin para ir até Washington", disse Bolton em uma entrevista coletiva durante uma visita à Geórgia, dias depois de reunir-se com o presidente russo e funcionários de alto escalão de segurança em Moscou.

Bolton afirmou que na ocasião de sua viagem a Moscou, entregou a Putin um convite formal para uma visita no ano que vem, disse a emissora americana RFE/RL. O conselheiro de Segurança Nacional não deixou claro se Putin aceitou o convite.

O convite anterior gerou duras críticas a Trump, incluindo de alguns membros do Partido Republicano, que argumentaram que o líder russo é um adversário que não merece ser recebido na Casa Branca.

Uma possível visita de Putin a Washington é um assunto delicado, uma vez que agências de inteligência dos EUA asseguram que a Rússia interferiu nas eleições presidenciais de 2016 para ajudar na vitória de Trump. O mandatário americano afirmou que é do interesse dos EUA estabelecer uma sólida relação de trabalho com Putin, no entanto.

Reunião bilateral

Antes da visita a Washington, ambos presidentes planejam realizar uma reunião bilateral em Paris em 11 de novembro para comemorar os 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial — encontro que Bolton assegurou que será breve.

Sobre os possíveis assuntos a serem abordados na reunião, Bolton, disse nesta sexta-feira que os EUA desejam conversar sobre atividades da China. Ele afirmou que os mísseis chineses representam uma ameaça à Rússia, uma vez que o "centro russo" está dentro do alcance desses mísseis.

Sobre o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) - acordo da década de 80 entre Estados Unidos e a então URSS para a eliminação de mísseis - do qual os EUA pretendem sair, Bolton afirmou que se trata de uma "relíquia da Guerra Fria".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.