COLUNA

Famem em disputa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Após um grupo de prefeitos se movimentar e opor-se ao projeto de reeleição do presidente da Famem, Cleomar Tema (PSB), o socialista reagiu, viabilizou agenda em Brasília e criou uma assessoria técnica na entidade para dar suporte aos municípios.
A movimentação de Tema é o resultado de uma pressão imposta pelo prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), aliado do deputado federal e senador eleito Weverton Rocha (PDT).
Na última sexta-feira, ele articulou uma agenda em Brasília com a justificativa de “luta” em favor dos municípios do Maranhão. E se reuniu com a secretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Priscila Santana; com o coordenador-geral do órgão, Renato Andrade, e com o subgerente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas - Atricon, João Lopes Conde.
Em outra frente, Erlânio Xavier, que se articula para a disputa do comando da entidade em eleição prevista para o mês de janeiro de 2019, já conta com o apoio de, pelo menos, 62 prefeitos.
Foi essa a quantidade de gestores que ele disse ter reunido ontem, numa agenda em São Luís. Na ocasião, os prefeitos assinaram um documento e sinalizaram por renovação na entidade.
A movimentação de Erlânio - que conta com o suporte de Weverton Rocha - impediu a antecipação da eleição na Famem. Tema havia marcado o pleito para o dia 10 deste mês, mas não conseguiu o apoio necessário.

Nem aí
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), bem que tenta, mas não consegue chamar a atenção do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro.
O comunista tem feito ataques gratuitos ao capitão reformado do Exército à espera de uma resposta que o coloque em evidência no debate nacional.
Sem sucesso, segue sendo repercutido apenas no Maranhão, notadamente pela mídia ligada ao Palácio dos Leões.

Disputado
Por falar em Bolsonaro, o candidato do PSL tem sido disputado por lideranças no Maranhão.
De um lado, a ex-candidata a governadora Maura Jorge. Filiada ao mesmo PSL do presidenciável, ela afirma que é a representante oficial do candidato no estado.
De outro, o deputado federal Aluísio Mendes (PODE). Ligado à Polícia Federal, ele tem estreita relação com Eduardo Bolsonaro (PSL), também deputado federal e também da PF.

Fugiu?
Provocou forte reação dos comunistas a ausência da senadora eleita Eliziane Gama (PPS) no ato de apoio a Fernando Haddad (PT) em São Luís, no domingo (21).
A popular-socialista - que tomou um puxão de orelha de lideranças evangélicas depois de sugerir que votaria no petista - não participou da agenda.
Resultado: foi publicamente cobrada por aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) em diversas frentes. Até de “traidora” já foi chamada.

Nada disso
Em nota emitida por sua assessoria nas redes sociais, Eliziane Gama jura que não foi nada disso.
No comunicado, ela afirma que não está participando de nenhuma atividade política no Maranhão devido a um tratamento de saúde.
E “reafirma compromisso com o Maranhão e o apoio incondicional e integral ao seu grupo político, comandado pelo governador Flávio Dino”.

Tributos
A Câmara de São Luís aprovou o projeto de lei que obriga a Prefeitura a detalhar a arrecadação dos valores oriundos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
O objetivo, segundo o autor, vereador Estevão Aragão (PSDB), é dar mais transparência aos valores arrecadados nas faturas de energia repassados pela Cemar ao Fundo Municipal de Iluminação Pública.
- A população tem o direito de ter acesso direto e claro aos impostos arrecadados, portanto a publicidade com transparência é indispensável - afirmou o parlamentar.

Candidatura
O advogado Mozart Baldez, representante da oposição na OAB, registrou ontem sua candidatura ao comando da entidade.
Ele foi o primeiro a oficializar-se candidato e garantiu sua entrada na disputa após um longo período de viagens pelo interior do estado, ouvindo colegas e articulando apoios.
Registrado como “Chapa 1”, o grupo liderado por Baldez tem como candidata a vice-presidente da Ordem a advogada Maria Luzinete.

DE OLHO
R$ 11,2 bilhões foi quanto o governo Flávio Dino já pagou a fornecedores em 2018.

E MAIS

• O prefeito de Poção de Pedras, Júnior Cascaria (PCdoB), provocou ciúmes de comunistas ao posar para foto com um adesivo de Jair Bolsonaro.

• Repercutiu bem o desabafo do senador Roberto Rocha (PSDB) sobre a dura situação que viveu, em plena eleição, com a saúde debilitada de um dos seus filhos.

• O prefeito de Bom Jardim, Francisco Alves de Araújo (PSDB), pode ser novamente afastado; ele responde a ação de improbidade proposta pelo Ministério Público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.